FORMAÇÃO E PROFISSÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE REFLEXIVA SOBRE A TEORIA E A PRÁTICA DOS PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE PONTE PRETA/RS
Palavras-chave:
Formação continuada; Profissão docente; Desenvolvimento profissional.Resumo
Este trabalho analisa, de forma reflexiva, os percursos acadêmicos e profissionais dos professores do município de Ponte Preta/RS, buscando compreender os caminhos que os levaram a tornarem-se educadores. O problema de pesquisa investiga quais foram os percursos acadêmicos e profissionais vivenciados pelos professores que possibilitaram sua inserção na profissão docente. O objetivo geral é identificar e compreender os percursos acadêmicos e profissionais que contribuíram para a formação dos professores, delineando o perfil educacional e profissional dos docentes. A metodologia deste estudo consistiu em uma pesquisa qualitativa, de abordagem descritivo-interpretativa, utilizando-se a pesquisa bibliográfica, que envolveu autores relevantes na área da educação, como a pesquisa de campo, por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com cinco professores atuantes na Educação Infantil ou Ensino Fundamental - Anos Iniciais. Os dados foram analisados, permitindo a categorização e a interpretação dos resultados. Além disso, foi respeitada a ética na pesquisa, com a obtenção do consentimento dos participantes e garantindo a confidencialidade das informações. A metodologia adotada possibilitou a compreensão dos percursos formativos e profissionais dos professores, categorizados em três temas principais: perfil profissional e pessoal, jornada profissional, desafios e aprendizados e percurso do ser professor. Os resultados desta pesquisa revelaram uma interconexão entre o perfil profissional e pessoal dos professores, suas trajetórias na docência e os desafios enfrentados ao longo de suas carreiras. Identificamos que a prática na sala de aula desempenha um papel central no desenvolvimento profissional dos docentes, complementando e enriquecendo sua formação acadêmica. Além disso, foi evidente que a busca contínua por aprendizado e a reflexão sobre a prática são aspectos fundamentais para o aprimoramento da atuação docente. Os professores destacaram a importância da formação inicial e continuada, bem como a influência das experiências pessoais e profissionais em sua trajetória como educadores. Esses resultados contribuem para uma compreensão mais ampla dos percursos acadêmicos e profissionais que propiciaram o tornar-se professor, fornecendo percepções valiosas para a promoção do desenvolvimento pessoal e profissional dos educadores.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.