A NOTÍCIA EM SALA DE AULA UM DESAFIO PARA PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL

  • Thaís Paz Callegaro Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
  • Djéssica Follamann De Lima Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
  • Francieli Matzenbacher Pinton Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
Palavras-chave: Oficina, gênero do discurso, educação básica, notícia de jornal, reescrita.

Biografia do Autor

Thaís Paz Callegaro, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
Discente do curso de Licenciatura em Letras _ Português/Espanhol
Djéssica Follamann De Lima, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
Discente do curso de Licenciatura em Letras _ Português/Espanhol
Francieli Matzenbacher Pinton, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
Docente do curso de Licenciatura em Letras _ Português/Espanhol

Referências

ABAURRE, M. L. M; ABAURRE, M. B. M. Produção de texto: interlocução e gêneros. São Paulo: Moderna, 2007.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.

Fuzer, Cristiane. Bilhete orientador como instrumento de interação no processo ensino-aprendizagem de produção textual. Disponível em: http://w3.ufsm.br/revistaletras/artigos_r44/artigo_10.pdf Acesso em 19/02/213

/02/ 2013.

MANGABEIRA A., COSTA E., SIMÕES L., O bilhete orientador: Um gênero discursivo em favor da avaliação de textos na aula de línguas. Cadernos do IL. Porto Alegre n.º 42, junho de 2011. P. 293-307.

http://www.seer.ufrgs.br/cadernosdoil/ Acesso em 11/04/2013.

MARCUSCHI, Luiz Antônio _ Produção Textual, análise de gêneros e compreensão - São Paulo : Parábola Editorial, 2008.

PINTON, F. M. Análise critica de gênero de reportagem didática sobre o ensino de produção textual na revista nova escola. 2012.195 p. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Santa Maria, 2012.

RUIZ, E. D. Como corrigir redações na escola: uma proposta textual-interativa. São Paulo: Contexto, 2010.

http://www.ufjf.br/revistaveredas/files/2011/05/ARTIGO-241.pdf Acesso em 03/04/2013

Publicado
02-11-2013
Seção
Campus Cerro Largo - Ensino de Graduação