ADAPTAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ÀS NOVAS CONFIGURAÇÕES SOCIAIS E FAMILIARES: UM ESTUDO NA REGIÃO MACROMISSIONEIRA
Palavras-chave:
Formação continuada, Professor, Escola, mudanças sociais, família contemporâneaResumo
O estudo examina como as práticas pedagógicas na região Macromissioneira, noroeste do Rio Grande do Sul, têm se adaptado às configurações sociais e familiares contemporâneas. Utilizando uma abordagem qualitativa e a metodologia de análise de Bardin, a pesquisa baseia-se em relatos documentados e encontros formativos de 2024. A fundamentação teórica inclui Freire, que defende uma educação inclusiva e dialógica, Imbernón, que destaca a importância da formação continuada dos professores, e Gatti, que enfatiza a necessidade de práticas educativas contextualizadas. A pesquisa identifica a interação escola-família, a adaptação das práticas pedagógicas às mudanças sociais, e a relevância da formação continuada. Os resultados mostram que os educadores estão incorporando elementos culturais locais e ajustando suas abordagens para refletir as diversas realidades sociais e familiares dos alunos, promovendo um ambiente educacional inclusivo. A colaboração entre escola e família é vista como essencial para enfrentar os desafios das novas configurações familiares, enquanto a adaptação das práticas pedagógicas deve abranger o desenvolvimento cognitivo e o apoio emocional e social dos alunos, especialmente daqueles provenientes de contextos familiares complexos. O estudo oferece diretrizes para a evolução das práticas pedagógicas e da formação continuada dos professores em resposta às demandas de uma sociedade em transformação.
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