TECENDO SABERES NO ENSINO DO PLANEJAMENTO COMO FERRAMENTA DE GESTÃO PARA A ENFERMAGEM

EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE MONITORIA

Autores

Palavras-chave:

Tutoria, Monitoria, Enfermagem, Ensino, Aprendizagem

Resumo

O projeto de monitoria intitulado “Tecendo Saberes no Ensino Aprendizado do Processo de Enfermagem” trata-se de uma proposta vinculada ao componente curricular de Introdução à Gestão e Gerenciamento em Saúde e Enfermagem, ofertado para estudantes do segundo nível do curso de Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó, Santa Catarina. O projeto visa desenvolver, nos monitores, habilidades e competências inerentes à prática docente para a melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem sobre o Processo de Enfermagem, por meio da difusão do conhecimento entre estudantes do curso. As atividades do projeto iniciaram em agosto de 2024 e são conduzidas por um estudante monitor remunerado, dois estudantes monitores não remunerados, duas professoras colaboradoras e uma professora coordenadora. Este trabalho objetiva descrever a experiência do desenvolvimento de uma atividade de monitoria sobre o planejamento como ferramenta de gestão para a Enfermagem. Trata-se de um relato de experiência. Para organização da atividade, a professora coordenadora do projeto reuniu-se com os monitores, socializou os conhecimentos abordados em sala de aula e compartilhou os materiais disponibilizados com a turma. Entre as ferramentas de gestão elegeu-se a 5W2H que estimula a construção de um plano por meio de sete perguntas, sendo elas: What?/O que?, Why?/Por que? Where?/Onde?, When?/Quando?, Who?/Quem?, How?/Como?, How much?/Quanto custa? E, a partir de uma situação problema criada, a turma deveria elaborar um plano de ação para o alcance dos resultados esperados. A atividade teve uma duração estimada de 120 minutos e contou com a participação de dez estudantes matriculados no componente curricular. Os monitores construíram duas situações em dois cenários de prática clínica, sendo a simulação A um consultório de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde, e a simulação B um leito de enfermaria pós-cirúrgico. Os cenários foram desenvolvidos em um ambiente de apoio pedagógico prático, no laboratório de semiologia da Universidade. Para a simulação A, os monitores propuseram uma consulta fictícia contendo ruídos na comunicação e aspectos ambientais desfavoráveis, visando proporcionar elementos para discussão e socialização de um plano de ação 5W2H coletivo. Após, imergiu-se no cenário B contendo elementos  sobre comunicação, biossegurança, ética e moral, gestão de recursos humanos e materiais, permitindo a observação do espaço. Posteriormente, os monitorados foram conduzidos à construção individual do plano de ação com a metodologia proposta e estimulados a socialização com base no cenário B. Finalizadas estas etapas, as contribuições dos discentes foram elencadas em um quadro branco, em colunas que apresentavam o método 5W2H, permitindo a visualização de todo o conteúdo explorado durante a explicação de fechamento da atividade, pactuando com a valorização do conhecimento obtido. Foi notória a relevância da participação na atividade para contextualização e imersão dos estudantes nos cenários propostos, auxiliando na compreensão dos constructos éticos para a prática profissional da Enfermagem, favorecendo em debates e reflexões sobre o planejamento em saúde. Para os monitores, a experiência proporcionou a construção de estratégias de ensino e aprendizado com vistas a melhoria do ensino oferecido.

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Publicado

24-09-2024

Edição

Seção

Ciências da Saúde - Ensino - Campus Chapecó