UMA PROPOSTA DE INCLUSÃO ESCOLAR ATRAVÉS DO HIP-HOP NA E.B.M. VICTOR MEIRELLES, EM CHAPECÓ, SC

Autores

  • Winissius Geremia Universidade Federal da Fronteira Sul/Discente

Palavras-chave:

escola pública; hip-hop;

Resumo

            Este projeto pretende mapear e promover a inserção entre alunos por meio da prática do Hip-Hop na escola pública E.B.M. Victor Meirelles. Para isso a pesquisa está orientada a entender como funcionam as práticas de interculturalidade no meio escolar mediante pesquisas já desenvolvidas na área de multiculturalismo e interculturalidade, para assim desconstruir a visão cultural etnocêntrica em que se baseiam as políticas pedagógicas vigentes, e propor ações que valorizem as diferenças culturais através do Hip-Hop. 
            O Hip-Hop tem sua representatividade histórica como movimento sócio-cultural ligada a população periférica, de classes baixas, que sofrem com políticas culturais hegemônicas. Partindo desse contexto, podemos desconstruir a visão cultural etnocêntrica através da prática do hip-hop nas escolas? A resposta é sim. O hip-hop tornou-se, entre a população em idade escolar, uma importante ferramenta de identificação cultural, um campo onde ideias e políticas hegemônicas são entendidas, resistidas e rebatidas. Podemos usar assim, tal movimento cultural como uma ferramenta sócio-educativa, com políticas de inserção em que são reconhecidas as diferentes maneiras de se expressar no mundo, assim como as práticas de pluralismo cultural nos propõe. Para Ribeiro (2016), podemos reconhecer o valor multicultural do movimento Hip-Hop como uma alternativa para gerar práticas pedagógicas significativas, possibilitando que o jovem seja o agente transformador de sua própria formação como estudante e cidadão. Portanto, tal movimento é um instrumento cultural e educacional de diálogo com o mundo, onde o jovem se sente identificado por meio de suas diversas vertentes, como a música, o graffiti, a dança, entre outras práticas relacionadas ao Hip-Hop. No presente projeto iremos entender e analisar algumas práticas culturais relacionadas ao Hip-Hop já executadas na cidade de Chapecó, e propor algumas
atividades possíveis dentro desse âmbito.

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Publicado

13-10-2024

Edição

Seção

Linguística, Letras e Artes - Pesquisa (TCC) - Campus Chapecó