EXPLORANDO A IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA ATRAVÉS DA INTERAÇÃO

Autores

  • CRISTINE MONTANHA PINTO UFFS Chapecó
  • Carla Cristina Gonçalves Recalcatti Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Júlia Samily Kich Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Cecília Nunes Machado Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

Ciencias Sociais, Praticas Interativas, Imaginação Sociologica;

Resumo

O Projeto de Extensão Interações do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal da Fronteira Sul campus Chapecó tem como principal objetivo mediar o pensamento sociológico, promovendo a apropriação e aplicação cotidiana a partir de práticas interativas das três áreas das Ciências Sociais sendo elas; a Antropologia; a Ciência Política e a Sociologia. Além da contribuição para os grupos participantes, o projeto Interações prepara a equipe participante no desenvolvimento nas seguintes habilidades; estudo de campo, pesquisa, formulação de prática pedagógicas e a partir dessas atividades promove a publicação de artigos, a criação de jogos e a participação em eventos científicos. As atividades promovidas pela equipe executora, como as; dinâmicas de grupo, rodas de conversa, debates dirigidos e jogos, promovem a capacitação do aprendizado da reflexão científica que são destinadas para o seu público alvo, professores e alunos do Ensino Médio, sindicalistas, militantes de movimentos sociais, membros de associações civis entre outros. Entre algumas atividades realizadas pelo projeto no ano de 2024, foram a roda de conversa realizada no Sintracarnes, oficina de pesquisa cientifica na EEB Tancredo Neves e apresentação da Universidade Federal Fronteira Sul e do curso de Ciências Sociais na escola EEB Dr Serafin Enoss Bertaso. A metodologia utilizada envolve a realização de atividades estruturadas conforme conceitos e temas das Ciências Sociais. O grupo coordenador é responsável pela elaboração e aplicação dessas dinâmicas, que buscam aproximar a teoria sociológica da prática cotidiana. As etapas metodológicas incluem a escolha do público-alvo, o estabelecimento de parcerias, a pesquisa e construção teórica e prática das ações, e a capacitação da equipe. Os resultados indicam um impacto positivo na formação acadêmica dos estudantes envolvidos, que relataram maior entendimento e aplicação prática dos conceitos sociológicos. A ação de extensão mostrou-se eficaz na promoção da integração entre a instituição acadêmica e a comunidade, ampliando o reconhecimento da Universidade Federal da Fronteira Sul como um espaço de troca e formulação de conhecimento e cultura. Os participantes desenvolveram habilidades de pensamento crítico e imaginação sociológica, ampliando seus horizontes históricos, intelectuais e políticos. Diante dos objetivos propostos, os efeitos obtidos demonstram que o projeto está cumprindo sua meta de mediar o aprendizado da reflexão científica social através de práticas interativas. A integração entre teoria e prática sociológica apresenta-se como uma formação acadêmica e humana mais completa para as discentes participantes, estas, estão tendo a chance de colocar em prática o conhecimento adquirido em sala de aula, indo além do mero ensino, o que também contribui para uma compreensão mais ampla das nuances da profissão, fora do contexto acadêmico. Para o público-alvo, o projeto vem proporcionando o desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico e a aproximação com a instituição, fortalecendo a possibilidade de ingresso em um ensino gratuito e de qualidade. Em resumo, a iniciativa demonstra ser uma intervenção didática eficaz, com resultados positivos tanto para a equipe executora quanto para os participantes, promovendo uma transformação social relevante.

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Publicado

13-10-2024

Edição

Seção

Ciências Humanas - Extensão & Cultura - Campus Chapecó