A AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR REFLEXIVO A PARTIR DE PESQUISAS REALIZADAS

Autores

  • Alice Maria Franchini Universidade Federal da Fronteira Sul-Campus Erechim
  • Marilane Maria Wolff Paim

Palavras-chave:

Educação Infantil; Avaliação; Aprendizagens.

Resumo

A temática que envolve a avaliação na Educação Infantil é imprescindível dentro do contexto educacional, pois perpassa por desafios, mudanças, políticas públicas, olhares atentos, profissionalidade docente, saberes pedagógicos e saberes trazidos da própria  realidade de quem participa deste contexto de educação. Neste viés, o presente projeto integra a pesquisa bibliográfica e também a pesquisa documental, as quais possibilitam a inserção de informações sobre a temática proposta para a abordagem. Diante disso, o estado do conhecimento, desenvolvido nesta pesquisa, apresenta uma determinada aproximação de conteúdos e fazem um importante diálogo sobre a avaliação no contexto da educação infantil, trazendo autores importates que debatem dentro desta área. Além disso, o projeto compreende a estruturação e articulação de ideias trazidas por importantes autores(as) e pesquisadores(as) que corroboram sobre a avaliação no âmbito da educação infantil, tais como: Áries (1975), Hoffmann (2014); Quinteiro (2019), Luckesi (2002), Moro (2016), Kramer (1998), Freitas (2014) e Del Priore (2000), e ainda realiza a pesquisa documental, a qual compreende as DCNEIS (2009), a BNCC (2017), a LDB (1996) e os RCNEI (1998). Estes documentos, tem como função, orientar e normatizar a avaliação na educação infantil, auxiliando na estruturação da mesma e compreendendo o desenvolvimento das aprendizagens de cada criança inserida na primeira etapa da educação básica. Dessa forma, o projeto até o momento estruturado visou compreender bibliográficamente o que compete a avaliação e escolar, bem como, a avaliação na perspectiva da educação nfantil, tendo como foco as crianças, suas conquistas, limitações, avanços e aprendizagens.

Downloads

Publicado

27-09-2024

Edição

Seção

Ciências Humanas - Pesquisa - Campus Erechim