SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DO GÊNERO TEXTUAL CAUSO
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Sequência didática, Gênero textual, Leitura, EscritaResumo
Este trabalho versa sobre o desenvolvimento de uma sequência didática intitulada Compartilhando Causos, com estudantes das turmas de 5º ano do Ensino Fundamental, em uma escola localizada no município de Arabutã - SC. Com objetivo de promover o conhecimento e aprimorar as competências de expressão oral e escrita dos estudantes, a sequência foi planejada pela professora da turma, uma das autoras deste trabalho, para explorar os causos. Tais narrativas populares podem ser engraçadas, assustadoras ou até mesmo tristes, geralmente retratam histórias do cotidiano, vividas e ou contadas por outros. Por meio das sequências didáticas, acredita-se que os estudantes possam ampliar seus conhecimentos no campo da leitura e da escrita, de modo a compreender melhor as características dos gêneros textuais, nesta situação, dos causos. E, a partir da internalização deste conceito, melhorar sua capacidade comunicativa, adequando-a aos diferentes contextos. A metodologia adotada, incluiu o planejamento e aplicação da sequência didática que contemplou diversas propostas pedagógicas como a pesquisa dos causos junto à família dos estudantes e comunidade, leituras e apresentações compartilhadas, produção e reestruturação textual, além da utilização da inteligência artificial para complementar seu produto final que consistiu na construção de um livro literário da turma. Ao utilizar a ferramenta de design gráfico canva para construir ilustrações para seus textos, os estudantes necessitavam produzir uma descrição escrita das características para que as ilustrações fossem geradas, o que contribuiu para desenvolver suas capacidades de leitura e de produção de textos. Os resultados obtidos demonstraram que a sequência didática foi eficaz em promover o desenvolvimento das habilidades linguísticas dos estudantes, demonstrando um avanço significativo na compreensão e produção do gênero textual abordado. Neste contexto, ressalta-se a importância do protagonismo dos estudantes na construção do seu processo como leitor e produtor de textos, da valorização da cultura familiar e local na preservação e ampliação dos causos como identidade individual e do grupo e da utilização de ferramentas tecnológicas que lhes possibilitem qualificar seus produtos finais, neste caso, a produção de um livro da turma.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.