Educação Tutorial e a Formação Inicial de Professores de Ciências
Palavras-chave:
Constituição Docente, Ensino, Pesquisa, Extensão, InterdisciplinaridadeResumo
O processo de formação de professores vem ganhando destaque nas pesquisas em educação nos últimos anos, e as universidades, como ambientes formativos, devem oferecer recursos para que seus graduandos desenvolvam conhecimentos, habilidades e atitudes durante sua formação profissional. Criado em 1979 o “Programa Especial de Treinamento”, foi o modo como a educação tutorial foi introduzida nas universidades brasileiras, adaptando modelos de universidades norte-americanas ao oferecer uma bolsa de estudos aos alunos de destaque, seja por notas ou aptidões, ou, por fazerem parte do coletivo e desenvolverem atividades em prol da comunidade acadêmica e local. A partir de 2006, o programa ganhou nova nomenclatura: “Programa de Educação Tutorial (PET)”,bem como, foram instituídas novas políticas e regulamentações do programa. O PET é amplamente distribuído nas universidades brasileiras, contando atualmente com 842 grupos em 121 instituições de ensino, segundo dados do Ministério da Educação (MEC). O PET se destaca nos espaços educacionais, o que se concretiza através da sistematização de atividades entre grupos de alunos do mesmo ou de diferentes cursos, envolvendo a tríade formativa de Pesquisa-Ensino-Extensão (PEE) . Assim, este trabalho objetiva identificar, a partir do acervo da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), a contribuição da educação tutorial na formação inicial de professores de Ciências. Para isso, foi utilizado o descritor “educação tutorial” e, a partir da Análise de Conteúdo e suas três etapas: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados, foi realizada a identificação dos trabalhos que compuseram o corpus de análise da pesquisa. Como resultado inicial, foram selecionados 13 trabalhos entre teses (2:13) e dissertações (11:13) que tratavam da formação de professores em algum curso de Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química). De modo geral, os trabalhos apresentam temáticas diversas ao tratarem sobre o PET, sendo categorizados de acordo com sua abordagem, em: PET e formação inicial (4:13); PET como ação afirmativa (3:13); PET e a relação entre PEE (3:13); Inserção profissional de egressos do PET (2:13). Na categoria PET e formação inicial, os trabalhos analisados destacam a formação inicial dos bolsistas, ligada às atividades realizadas no coletivo, e sua contribuição na formação dos bolsistas participantes. Na categoria PET como ação afirmativa abordamos como o PET incentiva e acolhe diversos grupos de estudantes como indígenas, quilombolas e cotistas , auxiliando em sua formação, seja no quesito acadêmico, financeiro ou social. Já na categoria PET e a relação entre PEE buscamos identificar de que modo a tríade se insere na formação inicial dos professores de Ciências, seja nas atividades externas e internas, estudos teóricos e práticos, organização e planejamento. Por fim, na categoria inserção profissional de egressos do PET, são realizadas entrevistas com ex-bolsistas de alguns coletivos, com o intuito de saber como foi a inserção no mercado de trabalho. Durante a análise, destacamos a aprovação dos entrevistados em programas de pós-graduação, concursos públicos e atuação em escolas. Concluímos que o PET pode impulsionar positivamente a formação inicial de professores, ao oferecer recursos, sejam eles acadêmicos ou financeiros, além da ampla integração nas atividades e a indissociabilidade entre a tríade de PEE.
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