AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Autores

  • Tainá Deffaci Corassa Universidade Federal da Fronteira Sul-Campus Erechim
  • Marilane Maria Wolff Paim

Palavras-chave:

Avaliação da aprendizagem; Alfabetização; Letramento.

Resumo

O processo de alfabetização, fenômeno social e cultural, proporciona ao sujeito a criticidade e o protagonismo na construção de sua história. Para tal, aprender a utilizar a leitura e a escrita em diferentes contextos tem se tornado cada vez mais importante em nossa sociedade. Desta forma, compreendesse que a alfabetização e o letramento caminham lado a lado, sendo imprescindível que o trabalho em sala de aula aconteça de maneira que a leitura e a escrita estejam presentes em diferentes contextos sociais, tendo sentido e significado para os educandos. Frente a essas colocações esse resumo origina-se de um recorte do projeto de dissertação de mestrado, que tem por objetivo investigar historicamente os processos de alfabetização, letramento e de avaliação da aprendizagem. Dessa maneira, por meio de uma pesquisa qualitativa bibliográfica, buscou-se as contribuições de Mortatti (2006, 2010), Ferreiro e Teberosky (1999), Carvalho (2015), Soares (2004), Cagliari (1998), Frade (2005), Rego (2012), Vigotski (2017), Luria (2017) e outros autores para o debate acerca da alfabetização e do letramento, e de Villas Boas (2017), Fernandes e Freitas (2007), Queiroz et al. (2019) e outros quando dedicou-se pesquisar sobre a avaliação da aprendizagem. Ao explorar sobre a alfabetização, destacamos que o método tradicional foi por muito tempo utilizado, centrando-se no ensino, na ortografia, na caligrafia e no uso das cartilhas, além disso concebia o professor como o detentor do conhecimento e o educando como o receptor desse conhecimento. Na concepção construtivista algumas mudanças aconteceram, com o foco na aprendizagem, as hipóteses de escrita eram consideradas no processo, concebendo o educando como centro do planejamento e o professor como mediador do processo. Não distante dessa ótica, a perspectiva histórico-cultural compreende que por meio da interação entre os sujeitos ocorre a aprendizagem, a qual está profundamente ligada a cultura, ao ambiente e a internalização de signos. Ao internalizar e compreender a função dos signos, sendo um deles a linguagem, o sujeito passa a utilizá-la com intencionalidade e autonomia social. Nesse sentido, o letramento tem fundamental importância, no processo de alfabetização, uma vez que possibilita ao educando utilizar a leitura e a escrita com a intencionalidade de comunicar-se em diferentes contextos sociais. Ao trabalhar sobre a avaliação da aprendizagem, à consideramos como parte do processo de alfabetização e letramento, evidenciando a reflexão continua e sua contribuição com a aprendizagem do educando e com o planejamento do professor, por meio da avaliação diagnóstica e formativa. A partir da pesquisa, constatou-se que a alfabetização e o letramento são processos distintos e indissociáveis, e que a avaliação proporciona tanto para o professor como para o educando a reflexão no decorrer do processo de aprendizagem. 

 

Downloads

Publicado

27-09-2024

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra - Pesquisa - Campus Erechim