DIÁLOGO COM PROFESSORES ALFABETIZADORES DE UM MUNICÍPIO NO NORTE DO RS SOBRE SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E AS IMPLICAÇÕES NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DAS CRIANÇAS
Palavras-chave:
Professores Alfabetizadores, Formação Continuada, Práticas PedagógicasResumo
Este trabalho é um recorte da pesquisa desenvolvida no Programa de Pós Graduação Profissional em Educação – PPGPE, da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, Campus Erechim. O estudo tem carater qualitativo, sendo composto por pesquisa bibliográfica, documental, estado do conhecimento e pesquisa de campo, realizada com 22 professores alfabetizadores de 1º e 2º anos da rede municipal de educação de um município localizado no norte do estado do RS. Reflexões sobre as práticas pedagógicas permeiam todos os momentos deste estudo, o que, certamente, é de extrema importância nas atividades em sala de aula, como a organização do trabalho pedagógico na escola, relacionado ao debate sobre os diferentes níveis de aprendizagem, e a construção de estratégias para o enfrentamento das dificuldades de aprendizagem na aquisição da leitura e escrita nos anos iniciais. O objetivo deste estudo é investigar e analisar a concepção dos docentes sobre o processo de alfabetização e letramento dos alunos, nas turmas de 1º e 2º anos nas Escolas de Ensino Fundamental deste município. Buscando conhecer e analisar bibliografias publicadas sobre práticas pedagógicas alfabetizadoras, bem como dos 22 professores sujeitos desta investigação. A pesquisa de campo foi realizada por meio de questionários os quais foram analisados através da análise textual discursiva, sendo prossível levantar dados de extrema importância e relevância, conhecendo as diversas realidades onde os professores estão inseridos, suas práticas pedagógicas, suas concepções, seus anseios e suas vivências. Identificar as convicções e as formas de construção do percurso profissional e das práticas pedagógicas de cada professor e, acima de tudo, respeitar seus conceitos e seus caminhos são partes importantes desta escuta, a qual destaca a importância do diálogo e da partilha na construção do conhecimento, o que revelou aspectos significativos sobre as convicções, realidades e práticas pedagógicas dos docentes. Após a análise texual discursiva dos questionários, buscamos construir um material de forma coletiva e colaborativa, contendo práticas pedagógicas construidas na escuta dos professores alfabetizadores, destinado para o seu exercício da docência, com a possibilidade de ser construído e reconstruído, sempre de acordo com as necessidades dos sujeitos inseridos no contexto. Tal material visa não apenas contribuir nas práticas pedagógicas dos docentes, mas também fomentar um ambiente de ensino que valorize a interação crítica e construtiva entre todos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.