A literatura infantil na alfabetização de 1• e 2• anos do Ensino Fundamental do Município de Getúlio Vargas/ RS
Palavras-chave:
Literatura Infantil. Alfabetização. Formação de Professores. Princípios Norteadores.Resumo
Este resumo surgue a partir de uma pesquisa de Dissertação de mestrado. A alfabetização é um processo que faz parte da construção do ser humano, indo além da leitura e da escrita sistematizada. Refletindo sobre a alfabetização e as diferentes maneiras de trabalha-la, a literatura infantil surge como uma possibilidade das crianças se apropriem de tudo o que têm contato no seu cotidiano em sala de aula. A presente pesquisa se constituiu de abordagem qualitativa e de caráter exploratório, com natureza aplicada, e teve como objetivo compreender como professoras dos 1° e 2° anos do Ensino Fundamental, da rede municipal do Município de Getúlio Vargas, se apropriam da literatura infantil em sala de aula. E ainda, como problema de pesquisa: Como as professoras da rede municipal de ensino do Município de Getúlio Vargas, atuantes nos 1o e 2o anos do Ensino Fundamental incluem a Literatura Infantil em sala de aula? Na primeira parte, relato sobre minha trajetória de vida e formação profissional, e ainda construção de um Estado de Conhecimento com o intuito de conhecer as pesquisas científicas existentes diante da temática, entre os anos de 2018 até 2022 sob os descritores “Alfabetização”, “Literatura Infantil” e “Formação de professores”. Dando sequência, discorre-se teoricamente sobre a alfabetização, a literatura infantil e formação de professores, com o aporte a partir de Cademartori (1986), Freire (1986; 1999), Abramovich (1997), Cagliari (1998), Nóvoa (1999), Coelho (2000), Veiga e Viana (2012), Zilberman (2012), Freire e Macedo (2015), Mortatti (2019), Soares (1985, 2021), Spengler (2023) e outros. No segundo trimestre do ano de 2024, foi organizada e realizada uma roda de conversa com as professoras alfabetizadoras de 1° e 2° anos do Ensino Fundamental da rede municipal de Getúlio Vargas, para a retalização da coleta de dados, a qual foi gravada e transcrita posteriormente. Com o material transcrito e do diário de bordo da pesquisadora, propôs-se a Análise Textual Discursiva (ATD) para a análise dos mesmos. Dessa forma, efetuou-se as etapas para se chegar aos resultados da pesquisa, as quais correspondem à unitarização, à categorização e aos metatextos. Com a categorização, chegou-se a construção de duas categorias emergentes: “A busca por um planejamento reflexivo com a presença da leitura diária da literatura infantil nas turmas de alfabetização” e “A precariedade na formação inicial diante da literatura infantil e abusca e a disponibilidade do aperfeiçoamento na rede municipal para as professoras alfabetizadoras”. Ambas tornaram- se os metatextos, que deram posteriormente origem ao documento orientador com os princípios norteadores como Produto Educacional, o qual será entregue posteriormente a Secretaria Municipal de Educação de Getúlio Vargas. Por fim, diante de toda trajetória desta pesquisa, concluiu-se que as professoras alfabetizadoras têm a literatura infantil presente em suas salas de aula quase que diariamente, incluindo-a no planejamento, tendo estas como sujeitos de sua aprendizagem, e não como meras repetidoras de atividades, compreendem que a literatura infantil é fundamental no processo de alfabetização das crianças de diferentes formas e momentos do cotidiano.
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