O QUE DIZEM AS PESQUISAS ACADÊMICAS SOBRE OS SISTEMAS APOSTILADOS DE ENSINO NA ALFABETIZAÇÃO?:
UMA PESQUISA DE ESTADO DO CONHECIMENTO
Palavras-chave:
Estado do Conhecimento, Sistemas Apostilados de Ensino, AlfabetizaçãoResumo
O QUE DIZEM AS PESQUISAS ACADÊMICAS SOBRE OS SISTEMAS APOSTILADOS DE ENSINO NA ALFABETIZAÇÃO?: UMA PESQUISA DE ESTADO DO CONHECIMENTO
ABREU, J. S.[1]; BITTENCOURT, Z. A.[2]
Este trabalho apresenta os resultados de um estudo do tipo Estado do Conhecimento, que se configurou a partir de um levantamento de produções acadêmicas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), repositório onde são encontradas pesquisas desenvolvidas nos Programas de Pós-Graduação do Brasil. A pesquisa analisou os resumos de produções acadêmicas que versam sobre a temática dos Sistemas Apostilados de Ensino (SAE) relacionados à etapa da alfabetização, propondo, assim, um panorama das publicações da última década, no recorte temporal de 2013 a 2023, com objetivo de identificar e mapear o quantitativo de estudos científicos que contemplam o apostilamento durante os processos de ensino e de aprendizagem da leitura e da escrita. Após definir o banco de dados a ser consultado, realizou-se a busca de produções que tratam acerca da temática desta pesquisa, utilizando como critério o idioma português e o tipo de busca avançada, combinados com os descritores “apostila” e “apostilado”, presentes nos títulos das publicações. Utilizando tais descritores, a busca inicial resultou num total de 33 publicações, entre teses e dissertações. Após tratamento dos dados, realizado na primeira etapa desta pesquisa, restaram 29 estudos, dos quais apenas um total de 12 foram selecionados para compor o corpus de análise. Os resultados da pesquisa apontam que a temática dos Sistemas Apostilados de Ensino (SAE) nas produções em análise se relaciona com abordagens voltadas à Educação Infantil e às Áreas do Conhecimento. Foram encontrados estudos que relacionam os Sistemas Apostilados de Ensino (SAE) com a área das Linguagens, com a área das Ciências da Natureza e com a área das Ciências Humanas, conforme evidenciado nas etapas de sistematização e de categorização das teses e das dissertações analisadas. No entanto, não foram encontrados no banco de dados da BDTD resultados relacionados ao uso das apostilas na fase da alfabetização, ressaltando, assim, a lacuna na pesquisa acadêmica sobre essa temática em teses e dissertações publicadas no país na última década.
Palavras-chave: Estado do Conhecimento; Sistemas Apostilados de Ensino; Alfabetização.
Área do Conhecimento: Ciências Humanas
Origem: Pesquisa
Instituição Financiadora/Agradecimentos: Não se aplica
Aspectos Éticos: Não se aplica
[1] Juliana Souza de Abreu. Discente do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE). Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Erechim/RS. Endereço eletrônico: souzadeabreujuliana1@gmail.com.
[2] Zoraia Aguiar Bittencourt. Professora do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE). Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Erechim/RS. Endereço eletrônico: zoraiabittencourt@gmail.com.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.