RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O ESTÁGIO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, COM A TEMÁTICA:

“ALIMENTAÇÃO E CULTURA: PRÁTICA DE CUIDADO, VIDA E UNIÃO”

Autores

  • Paola Berria UFFS
  • Chaiane Bukowski

Palavras-chave:

anos inicias; estágio; aprendizagem.

Resumo

Este resumo relata a experiência vivida durante o processo de Estágio Curricular Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, sendo parte do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Erechim. A escrita caracteriza-se pelas descrições e reflexões acerca das intervenções desenvolvidas, as quais foram elaboradas a partir da observação, planejamento, atuação e leituras documentais. O estágio é uma atividade obrigatória da matriz curricular dos cursos de licenciatura, a qual compreende um período de qualificação profissional, proporcionando articulação entre teoria e prática. O referido estágio foi realizado em uma turma de quarto ano, com crianças de 9 e 10 anos, em uma escola pública municipal da cidade de Erechim/RS. O tema “Alimentação e cultura: prática de cuidado, vida e união” surgiu após brincadeiras simbólicas das crianças, que por meio de situações imaginárias utilizaram objetos presentes em sala de aula e transformaram em alimentos para elaboração de pratos culinários. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do estágio foi a sequência didática. A partir do objetivo de compreender a alimentação como uma prática social, pois relaciona-se com a cultura de um povo, sendo capaz de fortalecer vínculos, imaginários e memórias significativas e ainda, uma prática vital, devendo ser diversificada para atender às necessidades nutricionais dos seres humanos, situações pedagógicas foram organizadas para vários dias. Durante este percurso, evidencia-se a contribuição da prática do Estágio Curricular Supervisionado para o processo de formação, a partir da observação de forma participativa, acompanhando e registrando a rotina da sala de aula e escola. Além da utilização dos registros produzidos a partir das práticas e vivências das crianças, projetando um plano de ação consistente e significativo. Desenvolver as práticas pedagógicas projetadas e após, refletir sobre o desenvolvimento das mesmas, foi um percurso que possibilitou a aproximação do universo infantil e a vivência da prática docente de forma respeitosa e consciente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

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Publicado

03-10-2024

Edição

Seção

Ciências Humanas - Ensino - Campus Erechim