COMUNICAÇÃO NÃO-VIOLENTA:
POSSIBILIDADES DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NAS RELAÇÕES ÉTICAS NO AMBIENTE DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Palavras-chave:
Educação Emocional, Comunicação Não-violenta, Formação de Professores, Processos autoformativos, Resolução de Conflitos.Resumo
O presente trabalho consiste em um projeto de pesquisa submetido à qualificação no Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (Mestrado), da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim. Esta pesquisa possui, como tema central, a comunicação não violenta como possibilidade para o desenvolvimento profissional nas relações éticas no ambiente da Educação Infantil. Ao partir disso, surge o problema que busca compreender como a Comunicação Não Violenta pode ser uma possibilidade para o desenvolvimento profissional nas relações éticas no ambiente da Educação Infantil? Tal problemática emerge a partir de vivências docentes, procurando refletir na resolução de conflitos de maneira a respeitar as crianças em sua totalidade, levando em consideração as suas emoções. Nessa perspectiva, o estudo objetiva desenvolver encontros de formação continuada sobre a comunicação não violenta como possibilidade de resolução de conflitos, para o desenvolvimento profissional nas relações éticas no ambiente da Educação Infantil. Os encontros serão divididos em dois módulos com as seguintes temáticas “Os Processos autoformativos para o desenvolvimento profissional e introdução à CNV” e “A Comunicação Não Violenta na prática de resolução de conflitos”. Assim sendo, a pesquisa caracteriza-se como qualitativa, de pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo e tem, como abordagem, a pesquisa- formação com foco em processos autoformativos. Após os encontros, serão analisados, a partir das propostas que foram desenvolvidas com as participantes, serão analisados o questionário, os relatos de experiência, as fotografias, as avaliações realizadas pelos participantes e o diário de bordo da pesquisadora. Os materiais utilizados para isso serão o questionário inicial, o roteiro de avaliação entregue para as professoras, as narrativas orais e escritas e a gravação dos relatos de experiências. Portanto, a partir do desenvolvimento da pesquisa, será realizado um produto educacional planejado como um site com os resultados e desenvolvimento da pesquisa, com o intuito de propor possibilidades de mediação de conflitos baseados na comunicação não-violenta e no desenvolvimento socioemocional.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.