EDUCAÇÃO INTEGRAL E JORNADA AMPLIADA:
DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Palavras-chave:
Educação Integral, Jornada Ampliada, Educação.Resumo
O presente resumo reflete sobre a temática dos Fundamentos da Educação Integral em Jornada Ampliada, analisando a implementação dessa abordagem educativa no Brasil e aprofundando o olhar sobre o ensino e a permanência de crianças e adolescentes em escolas de jornada ampliada. Ademais, o objetivo consiste em aprofundar a compreensão sobre como a implementação das escolas em jornada ampliada influencia no ensino, na permanência e na aprendizagem dos educandos. Nesse alinhamento, emerge a problemática de estudo: Qual é a diferenciação entre educação integral e educação em tempo integral (jornada ampliada) e suas implicações no desenvolvimento do sujeito inserido no contexto escolar? A expressão "jornada ampliada" refere-se às práticas educacionais que acontecem na escola em tempo integral. Assim sendo, a educação integral necessita considerar o sujeito na sua totalidade sem desvincular a organicidade da relação entre educação, escola, sociedade e democracia (Anísio Teixeira). Nesse contexto é importante ampliar a visão sobre o desenvolvimento humano e integral do educando, o que envolve clareza a respeito do que seja educação integral. A metodologia do estudo consistiu em uma pesquisa de cunho bibliográfico com base em algumas reflexões embasadas em: Campos (2022), que fundamenta suas ideias nas perspectivas de Paulo Freire, Wrublewski e Zanchett (2015), Abbiati e Vilas Boas (2020), Sartori e Pierozan (2015). Desse modo, este resumo buscou anunciar o que diferencia a educação integral da educação em tempo integral, sendo que a educação integral procura pautar-se por meio de uma abordagem humanista e emancipatória, promovendo um encaixe com a ideia de educação libertadora, que propspecta uma formação científica, ética e humanista. Por sua vez, a educação em tempo integral pode ser vista meramente como assistencialista, ampliando apenas o tempo escolar sem garantir o desenvolvimento amplo e integral que leva em conta as dimensões física, emocional, intelectual, social e cultural do educando. Ante ao exposto, asseveramos que os pressupostos da educação integral, visam o desenvolvimento do sujeito na sua totalidade, contribuindo de maneira significativa para o processo de ensino e aprendizagem, diferente do tempo integral (jornada ampliada), que pode apenas se atentar para a permanência por mais tempo na escola e não no desenvolvimento pleno do sujeito.
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