AVANÇOS DA MONITORIA PIN NO CAMPUS LARANJEIRAS DO SUL
Palavras-chave:
Monitoria, Permanência, Indígenas, Atendimentos, AcessoResumo
A Monitoria PIN no Campus Laranjeiras do Sul busca garantir a permanência dos estudantes na Universidade Federal da Fronteira Sul. Entre suas funções, a Monitoria de ensino PIN auxilia no enfrentamento das dificuldades dos estudantes indígenas durante sua trajetória acadêmica desde o ingresso na Universidade, oferecendo apoio didático-pedagógico aos estudantes nas mais diversas modalidades de ensino e nas ferramentas auxiliares de aprendizagem, diagnosticando os principais problemas que implicam na evasão e retenção dos acadêmicos indígenas, e dessa forma acompanhando a trajetória dos estudantes indígenas no campus. Atualmente, as ações desenvolvidas pela Monitoria PIN envolvem inicialmente orientações sobre o Portal do Aluno e o sistema eletrônico SIGAA da Universidade, possibilitando aos estudantes indígenas informações sobre os caminhos digitais institucionais para conseguir emitir a carteirinha do Restaurante Universitário, comprovantes de matrícula e realizar ajustes de matrícula e rematrícula em CCRs. Outra ação da Monitoria PIN é o auxílio em dúvidas que surgem sobre os conteúdos de Informática Básica e Leitura e Produção de Textos, uma vez que muitos acadêmicos indígenas não tiveram acesso a computadores em suas comunidades e escolas de origem. Como uma terceira parte das ações da Monitoria PIN, ocorre a informação dos acadêmicos em grupos de WhatsApp a respeito dos prazos institucionais de rematrícula, das datas de reuniões com a Comissão Local do PIN e das documentações necessárias para cadastro nos auxílios financeiros institucionais e do Programa Bolsa Permanência. Nos atendimentos presenciais no espaço do CVT, além das dúvidas sobre os conteúdos, são feitas orientações sobre o atendimento dos setores institucionais e a intermediação de diálogos dos acadêmicos indígenas com setores competentes em caso de problemas acadêmicos. Nos semestres 2023.2 e 2024.1, essas ações foram fundamentais para a permanência dos estudantes indígenas matriculados no campus. Nesse sentido, a monitoria PIN tem desenvolvido suas ações a partir do entendimento de que a universidade nasce da sociedade para ser um bem público a seu serviço. Especificamente no caso do Campus Laranjeiras do Sul, se a demanda dos acadêmicos indígenas, no momento, refere-se ao acesso aos sites institucionais ou à questões de ordem pedagógica, a monitoria PIN deve estar direcionada para o auxílio nessas demandas.
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