LUDOPESSOA: LITERATURA EM JOGOS DE TABULEIRO

Autores

  • Willian Cecato dos santos Universidade Federal da Fronteira Sul
  • João Vitor Vieira Ferreira Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Marya Edwarda Souza Ferreira Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Jamily Martins Lopes Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Maria Vitória Piaia Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Saulo Gomes Thimóteo Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

Jogo, Projeto, Ludicidade, Aprendizagem, Fernando Pessoa

Resumo

Como ferramenta de aprendizagem, o jogo não só estimula a imaginação, mas também promove o desenvolvimento das habilidades psicomotoras através da projeção de ações e exercícios de repetição de cenários. Nesse contexto, o projeto de extensão LudoPessoa: Literatura portuguesa em jogos de tabuleiro, tem a proposta de produzir um jogo como recurso didático para o ensino de literatura portuguesa, utilizando tabuleiro e cartas, e tendo como base o poeta Fernando Pessoa e seus três principais heterônimos: Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis. As referências teóricas sobre a construção do jogo partem de autores como Johan Huizinga, Linda Hutcheon e Álvaro Cabral, além da história do poeta Fernando Pessoa, retiradas de sua antologia poética e pesquisas acerca do universo literário criado por Pessoa, partindo de fortuna crítica de nomes como Eduardo Lourenço e José Augusto Seabra. A proposta de jogo  alia uma seleção de versos do poeta português e seus heterônimos, utilizados nas cartas do jogo,  com um tabuleiro inspirado no jogo tradicional Ludo. Nele, os jogadores, a partir da seleção da cor de seus peões (azul, amarelo verde e vermelho), escolhem também um dos poetas, em associação com quatro signos do zodíaco, regentes às datas de nascimento atribuídas a cada poeta (áries, gêmeos, leão e virgem). A dinâmica de jogabilidade consiste em mover suas peças ao longo do tabuleiro, somando-se o valor nas cartas com os versos pessoanos. Através de grupos de cartas, como trincas e sequências, e movimentos especiais, os jogadores vão observando os diferentes estilos poéticos do ortônimo e dos heterônimos, além de signos e outras representações interligadas a Fernando Pessoa, enquanto praticam o exercício lúdico de gamificação. Tal iniciativa busca reconhecer a relevância do escritor português dentro da educação básica brasileira, e também do saber cultural geral, pois os poemas de Fernando Pessoa abarcam diferentes temas e raciocínios, algo importante de integrar o repertório de leituras dos falantes de língua portuguesa.

 

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Publicado

10-10-2024

Edição

Seção

Linguística, Letras e Artes - Extensão & Cultura - Campus Realeza