CULTIVANDO SABERES: EXPERIÊNCIAS ATRAVÉS DAS ARTES E CULTURA NA UFFS
Palavras-chave:
Cultura, Projetos, ComunidadeResumo
As Atividades do Projeto de cultura iniciaram em 17 de janeiro de 2024, com a divulgação do processo
seletivo simplificado, PSS, para ingresso na UFFS. Foram utilizadas diversas estratégias de divulgação
como postes e panfletagem em cidades vizinhas, que atraíram novos membros acadêmicos. No dia 10
de abril, foram realizadas oficinas de violão para iniciantes, onde estudantes entusiasmados aprendendo
acordes, músicas e interagindo em um ambiente acolhedor e colaborativo. Em seguida na semana do dia
17 de abril, ocorreu a Semana Indígena que trouxe uma nova dimensão ao campus com atividades que
homenagearam culturas e saberes, além de mostrar tradições e promover respeito, foi um momento de
diálogo e discussão sobre a diversidade étnica presente no campus essas iniciativas não só celebram a
cultura, mas também buscam a permanência e inclusão dos estudantes no ambiente acadêmico. Já no mês
de maio, tivemos a oficina de roteiro Cinematográfico onde foi trazido uma nova abordagem ao
aprendizado de narrativas, Os participantes se envolveram em atividades que estimulavam a criatividade
e a elaboração de histórias, Ao final da oficina, os alunos apresentaram seus roteiros e puderam sentir o
orgulho de ver suas ideias ganhando vida. No dia 8 seguida, a oficina de fotografia que também aconteceu
em maio foi um sucesso, Os alunos puderam explorar a arte de capturar momentos, aprender sobre
técnicas fotográficas e a importância da composição, as aulas práticas estimularam a criatividade de cada
participante, que pôde ver o mundo sob uma nova perspetiva, maioria deles começaram a compartilhar
suas fotos nas redes sociais, criando uma comunidade de fotógrafos amadores no campus. O IV Festival
de Cultura de Fronteira foi um grande sucesso, com 32 apresentações culturais de diferentes modalidades
e diversas horas de duração. As atividades foram registradas com fotos e abertas para a comunidade
acadêmica e externa, graças ao investimento da fundação Araucária. As oficinas não foram apenas aulas,
foram experiências enriquecedoras que contribuíram para o desenvolvimento dos alunos, reforçando a
importância da cultura e das artes na universidade. Todas essas oficinas foram mais do que aulas, foram
experiências que contribuíram para o desenvolvimento pessoal e acadêmico dos alunos. O campus se
encheu de novos talentos, colaboração e uma grande vontade de aprender e compartilhar. Esses eventos
reforçam a importância de proporcionar espaços de criação e de conhecimento, incentivando a cultura e
as artes dentro da universidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.