A INFLUÊNCIA DAS EMOÇÕES NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E O PAPEL DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO EMOCIONAL
Palavras-chave:
Alfabetização; Educação Emocional; Anos Iniciais do Ensino Fundamental.Resumo
As emoções desempenham um papel fundamental no processo de alfabetização, pois influenciam diretamente a motivação e a capacidade de aprendizagem das crianças, nesse sentido, o presente trabalho tem como temática norteadora a discussão da influência das emoções no processo de alfabetização nos anos iniciais no Ensino Fundamental e o papel do professor no desenvolvimento da Educação Emocional. Partindo desses princípios, o estudo tem como objetivo geral investigar como as emoções influenciam no processo de alfabetização de crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental e como o professor pode contribuir no desenvolvimento da Educação Emocional nesse processo. Para alcançar esse objetivo, a metodologia empregada na pesquisa foi de cunho bibliográfico sustentada em autores como: Alencar (2023), BNCC (2018), Casassus (2009), Chabot e Chabot (2008), Ferreiro e Teberosky (1999), Fonseca (2016), Freire (1987), Martins (2008), Oliveira (1991), e Schwartz (2016) entre outros. A partir do levantamento teórico, os resultados evidenciam que as emoções são determinantes no desenvolvimento da alfabetização e podem refletir de maneira positiva como também negativa no processo de ensino e de aprendizagem. Isso significa que um ambiente emocionalmente positivo e acolhedor pode aumentar a confiança das crianças, tornando-as mais receptivas e engajadas nas atividades de leitura e escrita. Por outro lado, emoções negativas, como o medo e a ansiedade, podem bloquear o aprendizado e criar barreiras significativas para a aquisição de habilidades linguísticas. Quando as crianças se sentem emocionalmente acolhidas no processo de alfabetização, elas conseguem lidar melhor com os desafios e frustrações que podem surgir durante o aprendizado. Assim, conclui-se com essa pesquisa que para que o processo de alfabetização seja efetivo e significativo, é fundamental que ocorra o investimento didático e pedagógico na Educação Emocional. Nesse sentido, os educadores devem criar um ambiente de aprendizado onde as emoções das crianças sejam reconhecidas e valorizadas. Isso envolve não apenas o apoio emocional direto, mas também a implementação de práticas que promovam a empatia e a autoestima. Os professores podem usar técnicas como a leitura de histórias que abordam diferentes emoções, promover discussões abertas sobre sentimentos e incentivar a expressão emocional através de atividades ludicas e diversificadas. Ao integrar o desenvolvimento emocional com os aspectos cognitivos, os professores ajudam a construir uma base sólida para que as crianças desenvolvam habilidades de leitura e escrita, enquanto também desenvolvam a compreenção e a gestão de suas próprias emoções.
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