VIAGEM ATRAVÉS DA (RE)CONSTRUÇÃO DAS REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO NA SÉRIE ANNE WITH AN E

Autores

  • Andressa Bomkoski Fiuza Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Ketlyn Lidiane de Oliveira
  • Lucas Kevin Silva de Lima
  • Ana Carolina Teixeira Pinto

Palavras-chave:

Gênero, Projeto de Extensão, Anne with ane

Resumo

O presente trabalho, “Viagem através da (re)construção das representações de gênero na
série Anne with an e”, aborda a organização e a fundamentação teórica de um evento
cultural com exposição e roda de conversa a respeito de pautas sociais, culturais e
ideológicas acerca das questões da ordem de gênero por meio da narrativa audiovisual
Anne with an E (2017), produzida e veiculada pela Netflix, assim, este projeto de extensão
contribui com as discussões sobre a temática presentes na sociedade atual, por meio de
exposições visuais da série e diálogos em conjunto com o público alvo. Uma vez que, falar
sobre esse assunto (gênero) é inserir diálogos que ainda são considerados tabus em um
contexto de viabilidade, visibilidade e políticas públicas. Portanto, se faz necessário trazer
à superfície discussões pertinentes que estão inseridas no contexto no qual se encontram
os estudantes e eventualmente a comunidade em geral. Este projeto busca abordar por
meio de uma literatura e interpretação atual que perpassa questões reais e fictícias,
materializando, portanto, o conceito do gênero dentro da narrativa. À vista disso,
entende-se que promovendo o contato do público-alvo acerca do tema delimitado,
almeja-se construir um espaço de discussões na Universidade que, por razões diversas,
não são debatidas com muita frequência, de modo a visar a abrangência e necessidade de
reflexão sobre o assunto, já que ao falar de gênero, consequentemente, tem-se outras
tantas questões, como identidade de gênero, orientação sexual, sexo biológico etc. Diante
disso, o evento supracitado se materializa no dia 05 de junho de 2024, no auditório do
Bloco A da Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Realeza, com um
público-alvo diverso, entre eles, discentes, docentes e comunidade. A atividade visa,
portanto, um espaço de oportunização da formação crítica, humana e profissional do
professor, a partir dos pressupostos teóricos-metodológicos da instituição, que contribuem
para a construção de um especialista crítico e reflexivo.

Downloads

Publicado

10-10-2024

Edição

Seção

Linguística, Letras e Artes - Extensão & Cultura - Campus Realeza