CONCORDÂNCIA VERBAL E VARIAÇÃO MORFOSSINTÁTICA NOS LIVROS DO 6º E 7º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ESTADO DO PARANÁ

Autores

  • Andressa Bomkoski Fiuza Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Sabrina Casagrande

Palavras-chave:

Variação linguística, Concordância verbal, Livro didático

Resumo

Partindo do pressuposto de que a língua é um fenômeno heterogêneo e reconhecendo a
concordância verbal como um fenômeno variável, a pesquisa em questão tem como
objetivo analisar se de fato a variação morfossintática está ou não presente nos livros
didáticos de 6º e 7º anos da coleção Português Linguagens do PNLD 2024/2027, de
Língua Portuguesa, de William Cereja e Carolina Dias Vianna. A investigação se baseia
na ideia de que as crianças adquirem uma língua variável de forma natural e, se há
aquisição de uma língua variável, as crianças chegarão até a escola com uma gramática
variável, portanto, a escola precisa fazer a ponte do processo de aquisição para o processo
de aprendizagem da língua materna, considerando essa variação. O estudo argumenta que
a discussão sobre a variação linguística deve ser central na sala de aula, permitindo que os
estudantes compreendam a diversidade da língua e tenham acesso às formas linguísticas
mais prestigiadas. A análise foca especialmente na abordagem da variação morfossintática
relacionada à concordância verbal, com o intuito de verificar se os livros didáticos
refletem a heterogeneidade presente na sociedade e na língua. A principal questão que a
pesquisa busca responder é como a variação linguística em geral, e a concordância verbal
em específico, são abordadas nos livros didáticos citados anteriormente adotados no
Estado do Paraná. A hipótese é que esses materiais ainda se baseiam em uma concepção
homogênea de língua, o que pode resultar em uma abordagem limitada da variação
linguística e, consequentemente, da concordância verbal, o que acarreta, entre outras
tantas coisas, no preconceito linguístico. O qual está tão presente na sociedade atual,
principalmente, em sala de aula. Assim, a pesquisa analisa e reflete o que está a disposição
para a aprendizagem dos alunos no que diz respeito ao ensino de língua portuguesa, em
específico no ensino da concordância verbal nos livros didáticos.

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Publicado

10-10-2024

Edição

Seção

Linguística, Letras e Artes - Pesquisa - Campus Realeza