FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

REFLEXÕES DO ESTÁGIO EM GESTÃO ESCOLAR

Autores

  • Dienifer Casanova Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Silvania Regina Irgang

Palavras-chave:

Formação Continuada; Gestão Escolar; Saberes Docentes.

Resumo

O presente trabalho refere-se à reflexão realizada a partir da roda de conversa com a gestão
de uma Escola de Educação Infantil do Município de Getúlio Vargas/ RS, como proposta
do Estágio Curricular Supervisionado em Gestão Escolar, no Curso de Pedagogia. A roda
de conversa teve como temática a formação continuada de professores, visto que na área de
educação a busca de conhecimentos e saberes docentes é imprescindível para o
desenvolvimento na formação profissional. A roda de conversa é compreendida como uma
metodologia dialógica em que os sujeitos vivenciam um momento singular de partilha, pois
ela pressupõe um exercício de escuta e fala. Para um diálogo profícuo, as acadêmicasestagiárias organizaram seis questões a respeito da formação continuada para a gestão
escolar. Esta roda de conversa foi realizada com a Diretora e a Coordenadora Pedagógica,
que buscou conhecer e compreender o que as gestoras entendem por formação continuada
e seus desafios. Para elas, é a formação em serviço, atendendo as demandas e as
necessidades do grupo. A função é agregar, trocar experiências, aprender novos
conhecimentos e auxiliar as educadoras individual e coletivamente na prática pedagógica.
A formação na escola, de acordo com a gestão escolar, ocorre por meio de debates de
diversos temas, seja para as dificuldades trazidas pelo grupo, seja para conhecer outras
temáticas e projetos. O principal objetivo das formações na escola é o estudo de temas
pertinentes que surgem no grupo e a formação de todos os indivíduos que estão em contato
com as crianças, por mais que cada setor da escola tenha suas finalidades e objetivos. A
escola tem por objetivo envolver professores, funcionários, famílias na formação
continuada, pois a diretora destacou o quanto isso fez a diferença no cotidiano escolar,
mesmo que a mudança ocorra de modo lento. Também, foi possível compreender que, para
a gestão escolar, a formação continuada de professores é uma ação que agrega muito a
prática pedagógica e também à equipe escolar; é um processo para também aprimorar os
conhecimentos, incentivar outros estudos e é essencial para a formação humana. Portanto,
o Estágio em Gestão Escolar propiciou refletir a respeito da formação continuada como um
processo de desenvolvimento dos saberes dos professores que pode transformar o espaço
escolar, pois na formação inicial já assimilaram conhecimentos que na formação continuada
aperfeiçoam, ressignificam e aproximam daquilo que é do cotidiano de cada escola. Essa é
uma demanda que fica a cargo da gestão da escola, mais especificamente da coordenação
pedagógica, mas também cabe ao governo e à sociedade olhar para a formação de
professores como lugar de aprendizagem e produção do conhecimento. Desse modo, as
trocas de conhecimentos, pesquisas, concepções, neste tempo de formação na escola, podem
qualificar ainda mais o trabalho pedagógico coletivo da instituição escolar.

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Publicado

27-09-2024

Edição

Seção

Ciências Humanas - Ensino - Campus Erechim