O CONCEITO DE TERRITÓRIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

ABORDAGEM SOBRE DIVERSIDADE E CULTURA INDÍGENA NO BRASIL

Autores

  • Camila Vitória de Oliveira Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Paula Vanessa De Faria Lindo

Palavras-chave:

Educação para relações étnicos-raciais; Geografia Política; Educação Básica; Material Didático.

Resumo

O trabalho discute uma atividade desenvolvida no curso de Licenciatura em Geografia, que teve como objetivo investigar as dificuldades enfrentadas por professores de Geografia na educação básica, especificamente nas áreas de Climatologia, Geografia Regional e Geografia Política. A partir de entrevistas com esses professores, a atividade focou na criação de materiais didáticos para Geografia Política, destacando o conceito de território e a importância da cultura indígena. A proposta visa integrar a diversidade cultural de maneira contínua e profunda no currículo escolar, promovendo uma educação mais inclusiva e reflexiva sobre questões socioespaciais e étnico-raciais.

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Publicado

30-09-2024

Edição

Seção

Ciências Humanas - Ensino - Campus Erechim