INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE COMO DISPOSITIVO PARA COMPREENSÃO DA CLÍNICA AMPLIADA A PARTIR DA ABORDAGEM DE IDOSOS EM POLIFARMÁCIA
Palavras-chave:
Atenção Ampliada;, Cuidado em Saúde;, Doenças Crônicas;, Visitas Domiciliares;, Saúde Coletiva.Resumo
A clínica ampliada é uma abordagem que busca integrar as dimensões biológica, psicológica
e social no cuidado à saúde, indo além da visão tradicional biomédica. Ela propõe uma
prática clínica que valoriza a singularidade dos pacientes, a corresponsabilização entre
profissionais de saúde e usuários, assim como o trabalho em equipe interdisciplinar. No
contexto do cuidado de idosos polimedicados, essa abordagem é particularmente relevante,
pois esses pacientes enfrentam múltiplas comorbidades e elevada carga medicamentosa, o
que exige um acompanhamento que considere suas condições de vida. Frequentemente,
esses pacientes são atendidos por diversos especialistas e, caso não haja uma centralização
do cuidado para consideração das múltiplas terapias adotadas, podem acabar ocorrendo
erros na forma de administração, confusão e mesmo importantes interações medicamentosas
adversas. A partir dessa visão e considerando a integração ensino-serviço-comunidade
materializada pela inserção de estudantes de medicina da Universidade Federal da Fronteira
Sul (UFFS), Campus Chapecó, sob supervisão docente, no Centro de Saúde da Família
(CSF) Jardim América, profissionais médicos deste CSF demandaram intervenção
domiciliar voltada à usuários idosos em polifarmácia com o objetivo de auxiliar nas
orientações e organização da terapêutica medicamentosa, com base nos princípios da clínica
ampliada. Foram realizadas duas visitas domiciliares por alunos do segundo ano do curso
de Medicina, na disciplina de Saúde Coletiva IV em 2024/1, nas residências de Dona E. e
do casal Sr. D. e Sra. I. Durante essas visitas, observou-se que Dona E., uma idosa de 80
anos, lida com diversas condições crônicas, como diabetes, cardiopatias e doenças
reumáticas, além de problemas de saúde mental. A paciente faz uso de mais de 20
medicamentos diariamente, o que torna essencial uma abordagem interprofissional e uma
estratégia para garantir a tomada correta dessas medicações, evitando prejuízos e garantindo
a eficácia do tratamento. Na visita ao casal, foi possível notar que ambos, sendo analfabetos,
enfrentam desafios relacionados ao uso de múltiplos medicamentos. O Sr. D., hipertenso, e
a Sra. I, hipertensa e diabética, tinham dificuldades em seguir o tratamento devido à
confusão com os medicamentos e horários de administração, demonstrando a necessidade
de considerar o contexto de vida dos pacientes que impactam na produção de saúde. A
clínica ampliada permitiu a implementação da estratégia de organização dos medicamentos
em uma caixa personalizada, além da elaboração de um genograma para entender melhor
as dinâmicas familiares que influenciam a saúde dos três pacientes. A adoção da clínica
ampliada no cuidado dos pacientes visitados demonstrou que uma abordagem integral, que
leva em consideração os aspectos físicos, emocionais e sociais, é fundamental para o manejo
eficaz de idosos polimedicados. A vivência possibilitou um cuidado mais humanizado e
individualizado, promovendo uma melhor adesão ao tratamento e, consequentemente, uma
melhor qualidade de vida. O caso de Dona E. e do casal Sr. D. e Sra. I. reforça a importância
da clínica ampliada na atenção primária, evidenciando que uma abordagem centrada na
integralidade do cuidado envolve a participação ativa dos profissionais de saúde e da rede
de apoio do paciente para enfrentar os desafios impostos pela complexidade do tratamento
de idosos.
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