CULTURA DA(S) INFÂNCIA(S) E EDUCAÇÃO INFANTIL:
O QUE REVELAM AS OBSERVAÇÕES DAS BRINCADEIRAS DAS CRIANÇAS DE 3 E 4 ANOS?
Palavras-chave:
Crianças; cultura infantil; interações; brincadeira.Resumo
O presente trabalho é um recorte da pesquisa desenvolvida no Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Pedagogia, que objetivou investigar como as crianças revelam/produzem cultura infantil por meio das interações e brincadeiras no cotidiano da Educação Infantil. O estudo foi realizado com um grupo de quinze crianças, de uma turma de Maternal 2, na faixa etária de 3 e 4 anos de idade, de uma escola pública de Educação Infantil, do município de Erechim/RS. A escrita foi estruturada em três capítulos. O primeiro capítulo, apresentou o percurso metodológico, que teve por base uma abordagem qualitativa, com uso de procedimentos da pesquisa bibliográfica, documental e com crianças. Inicialmente, a pesquisa também organizou uma análise bibliográfica e documental, baseando-se em documentos legais e obras de autores renomados na área. Posteriormente, utilizando-se da pesquisa com crianças através de uma abordagem sensível por meio de fotografias, vídeos, mini-histórias e transcrições de falas realizadas ao longo do ano de 2023 tendo como principal abordagem a pesquisa participante. O segundo capítulo abordou o percurso histórico e legal da Educação Infantil, refletindo sobre concepções de infância(s), bem como, as interações e brincadeiras como eixos norteadores das práticas pedagógicas. Para enriquecer a discussão, foram utilizados documentos e normativas legais que sustentam essa etapa da educação básica, especialmente o Parecer CNE/CEB nº 20/2009, que revisa as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DCNEI), e a Resolução CNE/CEB nº 5/2009 que fixa as Diretrizes (BRASIL, 2009a; 2009b). O terceiro capítulo abordou o conceito de cultura infantil e organizou duas categorias de discussão: a brincadeira e as interação de pares. Por fim, enfatiza-se que a realização da pesquisa com as crianças permitiu uma compreensão aprofundada sobre o modo como elas produzem e revelam a cultura infantil ao brincar e interagir entre seus pares. Por meio de uma escuta sensível, foi possível revelar os saberes construídos pelas crianças durante as interações e a brincadeira, eixos norteadores fundamentais que devem permear o cotidiano da Educação Infantil.
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