TRANSIÇÕES E CONTINUIDADES NA INFÂNCIA
AÇÕES EXTENSIONISTAS DO PROGRAMA SEMINÁRIO PERMANENTE EM EDUCAÇÃO INFANTIL
Palavras-chave:
Extensão Universitária, Educação Infantil, Transições educacionais, Infância(s)Resumo
Esse trabalho relata as ações do Curso de extensão: “Transições e continuidades: a(s)
infância(s) entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental”, desenvolvido como uma
das ações do Programa de Extensão Seminário Permanente em Educação Infantil– 4ª
edição, aprovado via Edital nº 287/GR/UFFS/2023- Edital de Fluxo Contínuo para
Registro de Ações de Extensão e de Cultura na UFFS. O Programa é vinculado ao curso
de Licenciatura em Pedagogia, da UFFS Campus Erechim e tem como um dos seus
objetivos desenvolver ações de formação continuada para professoras da Educação
Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental comunidade local e regional, conforme
os temas e demandas que surgem das escolas. Atendendo a uma dessas demandas, surgiu a
necessidade de elaborar um curso que discutisse o tema da transição educacional vivida
pelas crianças entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, pois cada mais se tem
percebido a necessidade de manter um diálogo atento e contínuo entre as duas etapas da
educação básica. Como essas duas etapas possuem uma organização curricular bastante
diferente, acabam, muitas vezes, esquecendo das crianças e visualizando apenas os
“alunos”, construindo práticas desprovidas de sentido e significado para esses sujeitos, que
estão vivendo uma etapa da vida que merece nosso respeito e compreensão. Por isso a
programação incluiu palestras, rodas de conversa, minicursos e relatos de experiências
sobre assuntos como abuso sexual, direitos das crianças, diversidade indígena,
antirracismo, musicalização, literatura, saúde e bem-estar, além de projetos de
investigação e pesquisa. O evento reuniu mais de 210 profissionais da educação de toda a
região do alto Uruguai Gaúcho, no dia 08 de fevereiro de 2024, no Campus de Erechim. O
evento foi idealizado com estagiárias de Educação Infantil do curso de Pedagogia, e, em
parceria com o Colégio Marista Medianeira e com o Fórum Regional de Educação Infantil
do Alto Uruguai Gaúcho (FREIAG). Para desenvolver as ações do curso, contamos com a
colaboração de estudantes, egressas e professores do curso de Pedagogia, e também
professoras da região. Por meio de um formulário de avaliação online, enviado aos
participantes do evento, percebemos que 65% dos participantes ficaram muito satisfeitos e
35% satisfeitos, o que reforça que não tivemos nenhuma avaliação negativa, afinal o tema
foi construído em diálogo com as necessidades da comunidade regional. Além disso,
notou-se que o curso teve bastante impacto na região, uma vez que profissionais de
diferentes municípios, como Aratiba, Getúlio Vargas, Barão de Cotegipe, Ipiranga do Sul,
Faxinalzinho, Jacutinga, Passo Fundo, Viadutos, Severiano de Almeida, entre outros,
participaram das ações. Momentos formativos como esse são também um modo de
aproximar ainda mais a Universidade das escolas de educação básica de Erechim e região,
criando laços e reflexões potentes sobre a(s) infância(s) na atualidade. Como equipe
organizadora do evento, ficamos orgulhosas em construir uma programação que construiu
diálogos entre pesquisa, ensino e extensão.
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Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.