EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E TRILHAS INTERPRETATIVAS

Autores

  • Tatiane Marmentini de Oliveira UFFS
  • Leandro Carlos Ody

Palavras-chave:

Educação Ambiental; EA Crítica; Trilhas Interpretativas.

Resumo

A Educação Ambiental (EA), precisa estar cada vez mais inserida no cenário educacional
como também nas diferentes dimensões da vida em sociedade, frente aos desafios e
problemas ambientais da atualidade, os quais impactam diretamente na vida de todos(as).
Entretanto, diante desses desafios, os quais se relacionam com a exploração desenfreada e
uso dos bens naturais visando somente o lucro, é necessário uma conscientização das
pessoas em torno da forma em que sociedade atual está estruturada. Para isso, a EA crítica
é uma aliada, pois vai muito além do ensino que visa a conservação e preservação da
natureza e seus recursos e busca a ressignificação das relações da sociedade hoje pautadas
no consumismo, acúmulo de capital e exploração desenfreada da natureza. Para desenvolver
a EA crítica, uma alternativa são as trilhas interpretativas, que se constituem em uma forma
de promover o contato entre o ser humano e a natureza e, também promover reflexões
através de práticas educativas. Dessa forma, a pesquisa em andamento buscará evidenciar
as potencialidades do trabalho com trilhas interpretativas para o desenvolvimento da EA
crítica, a partir da implementação de uma trilha interpretativa no bosque da UFFS – Campus
Erechim. Nessa perspectiva, será buscado contribuir com o planejamento de uma proposta
educativa estruturada a partir dos princípios da EA crítica a ser desenvolvida naquele
espaço, a qual se caracterizará como produto educacional do estudo em questão.

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Publicado

01-10-2024

Edição

Seção

Ciências Humanas - Pesquisa - Campus Erechim