PRÁTICAS EDUCATIVAS NA ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE RECRIANDO A VIDA: ACOLHIMENTO DE IMIGRANTES VENEZUELANOS EM ERECHIM
Palavras-chave:
Educação; Educação Não Formal; Imigrantes.Resumo
O presente trabalho de pesquisa encontra-se em andamento e busca abordar a chegada de
imigrantes venezuelanos no município de Erechim/RS, o qual tem recebido uma grande
quantidade destes. Notícias da mídia local apontam que há no Município, atualmente, quase
5000 imigrantes provenientes da Venezuela, país este que é palco de muitas disputas no
campo político-ideológico. Sendo assim, busca-se analisar o papel dos voluntários na
Associação Beneficente Recriando a Vida e a sua contribuição no acolhimento dos
imigrantes Venezuelanos(as) na comunidade Erechinense. O objetivo deste trabalho é
verificar quais práticas pedagógicas são utilizadas por voluntários nas oficinas de Língua
Portuguesa, junto a esses imigrantes na referida Associação Beneficente. A partir da teoria
voltada para educação popular, busca-se apontar como os espaços de Educação Não Formal
contribuem para o acolhimento dos imigrantes Venezuelanos em nosso município. Nesse
contexto ressalta-se a contribuição que a Educação Popular e a Educação Social exercem
nesses locais, onde estas se fazem mais necessárias. Essas modalidades de Educação são
um instrumento de mudança a partir da luta das classes populares numa tentativa de alterar
algumas realidades, principalmente, numa sociedade tão desigual como a que estamos
inseridos. A metodologia será o estudo de caso e as técnicas de coleta de dados serão
entrevista semiestruturada e observação no local. Como resultado espera-se identificar as
práticas utilizadas pelos voluntários, mesmo que de maneira informal e os efeitos práticos
na vida desses imigrantes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.