RELATO DE EXPERIÊNCIA: CÍRCULOS DE DIÁLOGO E DE PAZ NO CAMPUS PASSO FUNDO/RS
Palavras-chave:
Círculo de Paz; Ações; Psicossociais; Práticas Integrativas ComplementaresResumo
O Círculo de Diálogo e de Paz é uma prática restaurativa que resgata e reproduz o mundo gregário. É um ambiente de acolhimento fundamentado no ouvir, na escuta, que, por sua vez, contém a essência do diálogo, que é a presença e a atenção. Quando estamos nesse ambiente em que a inteligência coletiva opera constantemente, manifestamos os valores fundamentais de nossas vidas e reproduzimos os fundamentos do mundo interpessoal. Assim, quando uma pessoa olha para o lado vê um outro sujeito com motivações e desafios parecidos com os seus. A partir dessa dimensão, surge uma ambiência mais favorável à construção de consensos e ao acolhimento de conflitos e de restauração das dignidades das convivências futuras diante de eventuais malfeitos ou danos. Baseado nas tradições de povos indígenas da América do Norte, essa prática - de busca de solução pacífica de conflitos - foi difundida mundialmente por Kay Pranis. Atualmente, os Círculos de Construção de Paz de Pranis são utilizados em inúmeros contextos, desde a mediação de conflitos em ambientes escolares até em processos judiciais com aplicação de procedimentos da Justiça Restaurativa. Nesse sentido, o Círculo se estrutura em torno de uma disposição física e simbólica: um círculo geométrico entre os participantes e a consideração de cinco elementos estruturais ao processo: as cerimônias de abertura e encerramento, as diretrizes e os valores, o objeto da palavra, o facilitador e a decisão por consenso. Todos os participantes têm o mesmo valor e voz; desenvolvem os temas sob o pressuposto da horizontalidade, compartilham suas perspectivas e sentimentos em um ambiente seguro e inclusivo. Nesse sentido, o programa de extensão de Ações de Cuidados Psicossociais para Estudantes da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Passo Fundo, busca repensar as atuações de promoção à saúde mental e inclusão das diversidades de estudantes universitários, através da integração e desenvolvimento de atividades com Práticas Integrativas Complementares em Saúde (PICs), as quais estão respaldadas nas ofertas do Sistema Único de Saúde (SUS), e de Práticas Restaurativas. Até o presente momento, aconteceram dois encontros restaurativos em 2024 com a comunidade acadêmica, utilizando a metodologia de Pranis. Nessa experiência, de promoção de uma base mais emocional que racional, a conexão com valores, como a empatia e a compreensão, ajudam a acolher as tensões e conflitos que são gerados a partir do tema que é foco do encontro, sendo que o silêncio - caso o participante não queira falar - também é acolhido. No ambiente universitário, a ferramenta de equanimidade promovida pela atividade permite que os participantes do Círculo expressem suas preocupações e sentimentos de maneira honesta e aberta, criando um espaço para trocas e a construção de novas possibilidades de cuidados coletivos, especialmente diante das modificações de rotinas vivenciadas. Portanto, tal ferramenta no ambiente estudantil é de essencial importância, pois promove a conexão entre os participantes e desconstrói a hierarquia existente historicamente nesse ambiente, promovendo a saúde mental e o respeito às diversidades, pilares do projeto psicossocial.
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