MONITORIA INTERCULTURAL: INSERÇÃO DE POVOS INDÍGENAS, HAITIANOS E QUILOMBOLAS.
Palavras-chave:
monitoria; universidade; diversidade; formação; UFFSResumo
O programa de monitoria de ensino estabelece como finalidade promover a
aproximação com a prática docente no Ensino Superior e contribuir com a melhoria da
qualidade de ensino e aprendizagem nos cursos de graduação, envolvendo docentes e
discentes, na condição de orientadores e monitores, respectivamente. Assim, este trabalho
tem o objetivo de apresentar as vivências como monitor na Monitoria Intercultural:
inserção de povos indígenas, haitianos e quilombolas na UFFS - campus Erechim. Desde
de junho de 2024, o acadêmico Reinaldo Gomes Fontes atua como monitor no projeto
Monitoria Intercultural, disponibilizando 16 horas semanais para dedicar às atividades do
projeto. As atividades desenvolvidas consistem no suporte, orientação aos acadêmicos
indígenas, haitianos e quilombolas em diversas questões, como a elaboração de slides no
PowerPoint, a normalização de trabalhos acadêmico-científicos de acordo com as normas
da ABNT e o uso de portais de pesquisa como: Scielo, Scopus, Elsevier, Web of Science e
Google Acadêmico. Além de orientar acerca da rotina acadêmica: solicitação de
matrículas em CCRs, verificação de horários de ônibus, de aulas e buscas no site do
programa de bolsa permanência, contribuindo para o desenvolvimento acadêmico, o
avanço dos estudantes no ensino superior, ajudando-os a alcançar suas metas durante a
graduação e fortalecer a integração curricular. As atividades presenciais ocorrem no LIFE
da UFFS, no bloco A, mas também por meio online, especialmente via whatsapp, e
agendamentos via Google Meet. Percebe-se que a monitoria auxilia os acadêmicos a
alcançar seus objetivos acadêmicos, além de ajudá-los a se sentirem bem dentro da
universidade, tornando o ambiente mais acolhedor e garantindo uma formação de
qualidade. Em síntese, as vivências da monitoria acadêmica cooperaram para o
desenvolvimento do conhecimento científico do monitor, mas, também, fortalece e
qualifica o desempenho dos acadêmicos, contribuindo para a qualidade do ensino. Ao
compartilhar conhecimentos, experiências, trocar ideias e fazer novas descobertas com
colegas de estudo, é possível avaliar o nível de aprendizagem de cada discente. Além disso, o serviço de apoio pedagógico proporciona uma aprendizagem coletiva
significativa. Assim, Universidade Federal da Fronteira Sul valoriza a monitoria
acadêmica, pois ela desempenha um papel importante na redução da evasão e na garantia
da permanência dos acadêmicos na instituição. A monitoria se torna um elo essencial na
graduação, especialmente para os discentes-monitores que facilitam a aprendizagem,
garantindo a formação dos estudantes da Universidade Federal da Fronteira Sul,
campus-Erechim/RS.
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Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.