CONVERSANDO COM O CÉU: A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM ASTRONOMIA

Autores

  • KARINE ROHRBACHER UFFS
  • DANIELLE NICOLODELLI

Palavras-chave:

divulgação, ciência, astronomia, conversando com o céu

Resumo

INTRODUÇÃO

A conexão que sentimos ao olhar para o céu vem de um emaranhado de crenças que acompanham a humanidade por toda sua história. O céu recebe o título de lugar do divino, das estrelas, auroras e das tempestades. O céu é amigo das constelações vistas aos olhos de astrônomos e astrólogos. Pelos instrumentos da ciência, da pseudociência e/ou da fé, sempre estamos a conversar com o céu.

O projeto de extensão intitulado "Conversando com o Céu: o que podemos aprender em uma noite de observação astronômica?" busca promover a divulgação científica nas áreas de Astronomia e Astrofísica. Inspirado na ideia da conversa com o céu, o projeto promove diferentes estratégias de conversa sobre o céu. À luz da ciência, esse diálogo se dá quando construímos e utilizamos instrumentos como os telescópios para observar e obter informações a respeito dos astros e do universo. Dialogamos sobre o céu quando fazemos palestras, conferências, trabalhos científicos que versam sobre as temáticas da Astronomia e Astrofísica. Dialogamos com o céu na esfera da produção do conhecimento científico e também na da divulgação científica.

As ações do “Conversando com o céu”, buscam trazer para a comunidade leiga materiais de divulgação tais como cartilhas, postagens de conteúdos no Instagram, além de palestras em comunidades escolares, observação celeste mediada por telescópio e organização de mostras de desenhos. Através do projeto, é possível tornar o conteúdo científico mais palpável e acessível a diferentes públicos, sejam estudantes, professores ou a comunidade em geral. Esses indivíduos, no decorrer de seu percurso (acadêmico ou não), muitas vezes não possuem grande contato com o mundo astronômico. Por meio do trabalho desenvolvido pelo projeto, é possível tornar mais acessível e palpável tal conhecimento para esse público-alvo. O presente trabalho trata de um relato de experiência no qual se detalha as principais ações do projeto. 

 FUNDAMENTOS: A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

A divulgação científica é um instrumento que possibilita a transmissão de informações científicas e tecnológicas ao público em geral. Para que isso ocorra, a informação científica passa por um processo de recodificação, dessa maneira, tais saberes são escritos em linguagem não especializada, visando uma melhor compreensão pelo público leigo, que possui formação variada, podendo ou não ser cientificamente alfabetizado (PATTI; LANGHI, 2022). O acesso ao conhecimento científico e sua democratização é cada vez mais necessário nos tempos atuais, em especial em um contexto histórico de grandes mudanças como, por exemplo, as alterações nos padrões climáticos, o avanço da exploração espacial, a possibilidade de colonização de outros corpos celestes, pandemias e o progresso da engenharia genética (PATTI; LANGHI, 2022).

A aprendizagem da Astronomia acontece em diversos cenários: na educação formal acadêmica, na educação não formal, na educação informal como em observatórios, planetários e museus, bem como por meio de atividades relacionadas à popularização das ciências. Nessa última, é possível fortalecer o potencial da Astronomia quando as ações de divulgação são planejadas especialmente na escolha do discurso adequado para o público alvo, levando em consideração as expectativas, contexto social e vivências prévias do público (PATTI; LANGHI, 2022). 

 METODOLOGIA: A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO PROJETO CONVERSANDO COM O CÉU

            O projeto Conversando com o céu teve início no ano de 2022, mas foi se estabelecer apenas em 2023, promovendo palestras sobre astronomia e observação celeste com telescópio na Universidade e também em escolas da cidade de Chapecó e região. No decorrer de 2023, passou-se a construir curiosidades sobre temas de astronomia e astrofísica que eram postadas semanalmente no perfil do Instagram do projeto. Optou-se por unir esses materiais semanais em uma coleção de cartilhas de divulgação científica chamadas de Cartilhas de Curiosidades Astronômicas. O primeiro volume - A Lua - foi publicizado ainda em 2023. O segundo e o terceiro em 2024 e ainda existem mais volumes em andamento. No ano de 2024, ampliou-se ainda mais os horizontes do projeto, incluindo novas formas de divulgação. São elas o quadro “Astronomia em cena”, o quadro “Aconteceu na astronomia”, e a mostra de desenhos “Rabiscando o céu”, todos com início no primeiro semestre de 2024. A última ação que o projeto promove, também desde o início de 2024, é a visita técnica nas escolas para auxiliar na manutenção e funcionamento dos telescópios.

 AS NOITES DE OBSERVAÇÃO ASTRONÔMICA  E AS PALESTRAS

As ações de observação astronômica e as palestras são as mais abrangentes do projeto no que tange a divulgação científica. Além de contribuírem para o alcance do objetivo geral, atendem aos objetivos específicos “a” e “b”. Essas duas ações são realizadas em conjunto, em eventos abertos ao público e organizados da seguinte forma:

Público-alvo: estudantes e professores da Educação Básica, bem como seus pais, amigos e familiares; estudantes e servidores da UFFS; comunidade externa em geral. Local: UFFS – Campus Chapecó, escolas, comunidades, institutos de educação, etc. Duração: 3h com certificação para os participantes. Quando: duas vezes por mês*, entre maio de 2024 e abril de 2025. Preferencialmente nas semanas de Lua Crescente e Decrescente (Minguante), pois as condições de visibilidade são mais apropriadas nestes períodos. Programação: 1h de palestra interativa sobre variados temas de Astronomia e Astrofísica, ministradas pelos integrantes da equipe do projeto ou por convidados que tenham amplo conhecimento científico nessas áreas; 2h de observação astronômica com telescópio, guiada pela equipe do projeto e por eventuais parceiros (como os integrantes da Associação Apontador de Estrelas, por exemplo).

            Em 2023 foram desenvolvidas três palestras pela equipe do projeto, ministradas em diferentes espaços educativos. Elas continuarão disponíveis, para além daquelas que serão desenvolvidas em 2024 e 2025. Seus resumos podem ser conhecidos via site do projeto (https://sites.google.com/view/conversandoceu/palestras?authuser=0). 

As palestras de 2023 foram mais direcionadas para professores da Educação Básica, estudantes de Ensino Médio e dos anos finais do Ensino Fundamental, e estudantes de graduação. Na presente versão do projeto pretende-se continuar desenvolvendo materiais para este público mas também incluir estudantes de quinto a sétimo ano do Ensino Fundamental, uma vez que é nesta fase que eles estudam formalmente o Universo. As escolas têm procurado muito o projeto para realizar atividades de divulgação científica em Astronomia para este público.   

* a observação celeste com telescópio depende de condições favoráveis do céu (céu limpo, sem chuva, luminosidade adequada, sem lua cheia, etc). Quando não for possível observar (céu ficou nublado, noite chuvosa, luminosidade excessiva) é possível que o evento seja cancelado ou adiado para outra noite com condições de visibilidade adequada. Todas as informações a esse respeito são divulgadas via Instagram do projeto e por contato direto com os participantes, garantindo que todos sejam informados.

 A DIVULGAÇÃO VIA INSTAGRAM: AS CURIOSIDADES E OS QUADROS “ASTRONOMIA EM CENA” E “ACONTECEU NA ASTRONOMIA”

            Em 2024, foram propostas novas estratégias de divulgação de conteúdo sobre astronomia. As atividades foram intituladas “Astronomia em Cena” e “Aconteceu na Astronomia”, cada uma com o objetivo de atrair o público alvo, especificamente os seguidores do perfil do Instagram do projeto. Em um primeiro momento, para a proposta “Astronomia em Cena”, foram formulados vídeos breves que indicavam filmes e documentários disponíveis na plataforma digital da Netflix, cujo conteúdo abordasse assuntos relacionados à astronomia. Essa proposta procurou aumentar o engajamento por parte do público alvo, visto que obras cinematográficas geralmente são interesse popular, e incentivar o consumo de conteúdos voltados para a astronomia, de forma a criar, assim,  ferramentas que aproximem a população leiga de novas fontes de conhecimento.  

Já a ação intitulada “Aconteceu na Astronomia” procura repostar nos stories do Instagram do projeto antigas publicações de fontes renomadas, como, por exemplo, National Aeronautics and Space Administration  (NASA), Telescópio Espacial Hubble e Agência Espacial Europeia (ESA). Juntamente com uma imagem, é elaborado um pequeno texto que resume o conteúdo da publicação original, permitindo que o público seguidor da página na rede social se familiarize previamente com o assunto, antes de clicar no link correspondente à publicação original.  

 AS CARTILHAS DE CURIOSIDADES  ASTRONÔMICAS

            No ano de 2023, durante toda a vigência do projeto, foram lançadas semanalmente no Instagram (@conversando_ceu) curiosidades sobre Astronomia e Astrofísica. Essas curiosidades foram produzidas em linguagem de divulgação científica, no intuito de contribuir para a popularização da Astronomia e Astrofísica. Aquelas que já se encontram  no perfil do projeto foram produzidas pela então bolsista sob orientação da coordenadora. Elas serviram também como uma boa forma de estudo para a bolsista. 

            Nos últimos meses do ano, optou-se por reorganizar esses materiais, classificá-los por temas e construir as chamadas Cartilhas de Curiosidades Astronômicas. Em 2023 foi produzida uma cartilha completa (https://sites.google.com/view/conversandoceu/curiosidades-astron%C3%B4micas?authuser=0), e, neste momento, tem-se mais duas em andamento. O propósito de construção dessas cartilhas serve ao objetivo geral do projeto e ao objetivo específico “c”. As curiosidades e, posteriormente, as cartilhas, continuarão a ser produzidas no período de vigência deste projeto, em 2024 e 2025, incluindo eventuais bolsistas e voluntários na sua elaboração, sob orientação da coordenação. Percebeu-se que elas servem como bons materiais textuais de divulgação científica - com linguagem apropriada para pessoas que não possuem amplo conhecimento de Astronomia e Astrofísica - assim como bons recursos didáticos para professores da Educação Básica utilizarem em suas salas de aula.

 A MOSTRA DE DESENHOS RABISCANDO O CÉU

Dentre as diversas propostas que o projeto trabalha na divulgação científica, destaca-se a exibição de desenhos. Esse método de abordagem da astronomia permite que a arte se torne uma ferramenta de aprendizagem da astronomia no meio acadêmico, seja no ambiente escolar de ensino fundamental, médio ou superior. A exibição de desenhos permite que a criatividade dos envolvidos se manifeste, possibilitando observar as diversas dimensões em que a astronomia pode ser representada graficamente.

 VISITAS TÉCNICAS NAS ESCOLAS

            Quanto mais contato a equipe do projeto tem com as escolas, mais tem sido convidada para auxiliá-los a operar telescópios que possuem. As escolas que contam com Laboratório Maker possuem ao menos um equipamento, que, na maioria das vezes, está em desuso por falta de conhecimento técnico. Pretende-se auxiliar essas escolas avaliando seus equipamentos, ensinando-os a montá-los e utilizá-los. Essa ação, além de contribuir para que se atinja o objetivo geral do projeto, permite concretizar o objetivo específico “d”.

Downloads

Publicado

12-10-2024

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra - Extensão & Cultura - Campus Chapecó