PROJETO DE EXTENSÃO OFICINAS DE CIÊNCIAS PARA ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA UFFS
Palavras-chave:
Oficinas de ciências, Educação Científica; Educação Básica.Resumo
O projeto Oficinas de Ciências para Escolas da Educação Básica é vinculado a
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Laranjeiras do Sul e vem
promovendo oficinas de Ciências e Biologia para estudantes de escolas do Ensino
Fundamental e Médio da região Canturiguaçu. Dentre as oficinas organizadas pelo projeto
podemos mencionar a visita do segundo ano da Escola Vicentina Santana, em abril de 2024.
Nessa visita, as crianças conheceram os laboratórios e áreas experimentais, incluindo
Zoologia, Biologia Celular, Solos, Piscicultura e Análise Sensorial, sendo que a atividade
proporcionou uma experiência enriquecedora e prática. Em outra oficina organizada,
ocorrida em agosto de 2024, o campus recebeu estudantes do Colégio João Paulo II, do
município de Palmital. Nesta ocasião, os alunos participaram da oficina Biotecnologia na
Cozinha e desfrutaram de uma visita guiada pelo campus, que ocorreu tanto no período da
manhã quanto à tarde. Além das atividades realizadas no campus, as oficinas acontecem nas
escolas da região, como por exemplo, em março de 2024, houve uma visita ao Colégio
Elenir Linke, em Cantagalo-PR, para conduzir uma oficina de astronomia intitulada
Observação Astronômica. Durante a oficina, os alunos tiveram a oportunidade de observar
diversos corpos celestes, incluindo luas, planetas e constelações. Esta atividade
proporcionou uma imersão prática na Astronomia e estimulou o interesse dos alunos pelo
estudo do universo. Além disso, oficinas foram desenvolvidas no evento UFFS de Portas
Abertas, ocorrido em maio de 2024, em que foram realizadas diversas oficinas, como
Biotecnologia Vegetal, Biologia Celular, Solos, Astronomia, Arduínos, entre outras. O
evento teve como principal objetivo promover a interação entre a UFFS e a comunidade
regional, especialmente com os estudantes do Ensino Fundamental e Médio. As oficinas
reforçam a integração entre a Universidade e as escolas da região, promovendo uma
educação científica mais inclusiva e participativa, além do desenvolvimento de materiais
didáticos. Elas são projetadas para promover um entendimento mais profundo dos conceitos
científicos e incentivar a curiosidade dos alunos.
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Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.