“CAIXA DE CURIOSIDADES”
UMA POSSIBILIDADE PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO DA CRIANÇA PESQUISADORA
Palavras-chave:
Metodologias de aprendizagem; Pesquisa e investigação; Ensino Fundamental; Cidadania crítica.Resumo
A proposta apresentada aqui descreve uma estratégia pedagógica voltada para o desenvolvimento da curiosidade e do pensamento crítico entre crianças do 3º ano do Ensino Fundamental. Denominada "Caixa das Curiosidades", a iniciativa foi criada para abrir espaço para a investigação e a reflexão, oferecendo às crianças um local (em formato de caixa), onde podem inserir suas inquietações em forma de perguntas sobre temas que, espontaneamente, despertam seu interesse, mesmo que não estejam diretamente relacionados ao conteúdo curricular. A prática pedagógica valoriza as inquietações naturais da infância, transformando-as em oportunidades para o desenvolvimento de conhecimentos essenciais para a vida em sociedade, como a capacidade de formular hipóteses, investigar fatos e debater informações de forma crítica e reflexiva. Nesse processo, a curiosidade é tratada como uma força motriz fundamental para o crescimento intelectual e social, provocando o enfrentamento de desafios complexos. Além disso, a estrutura do projeto permite que as crianças se apropriem do processo de aprendizagem, tornando-os sujeitos mais autônomos e engajados. A metodologia desenvolvida compõe etapas pré-definidas, onde, inicialmente, as crianças são encorajadas a expressar suas dúvidas e curiosidades sem restrições. Essas perguntas são depositadas em um local específico disponível em sala de aula e, posteriormente, selecionadas para serem trabalhadas no grande grupo. A investigação pode ocorrer de forma variada, se adequando a intencionalidade da professora. Podemos exemplificar essas práticas ao realizar a divisão da turma em pequenos grupos, onde cada grupo escolhe uma questão para investigar, sob a orientação de professoras que atuam como mediadoras. Ao discutir essas questões em grupo, promove-se uma formação integral das crianças, que passam a desenvolver uma compreensão mais ampla e crítica do mundo ao seu redor, estimulando o desenvolvimento de habilidades investigativas e a colaboração entre os pares. Essa discussão coletiva das descobertas contribui para o desenvolvimento de habilidades de comunicação e argumentação, essenciais para o convívio em uma sociedade plural e democrática. A troca de ideias e o confronto de diferentes perspectivas ajudam a compreender a importância da colaboração e do respeito pelas opiniões dos outros. Outro aspecto importante da iniciativa é a criação de um ambiente escolar inclusivo e colaborativo, em que o questionamento e a exploração de diferentes perspectivas são incentivados. A "Caixa das Curiosidades" tem o objetivo de atuar como um espaço democrático, pois o inuito é que todas as vozes sejam ouvidas e valorizadas, contribuindo para uma cultura escolar que promove o questionamento e a investigação. Ao integrar essas práticas no cotidiano escolar, o projeto vai além da simples metodologia para construir conhecimentos, pois promove o exercício da cidadania crítica, reflexiva e autônoma, por meio da abertura para a curiosidade e a investigação. Desse modo, as crianças, como estudantes, tem a oportunidade de atuar de maneira consciente e responsável na sociedade, enfrentando os desafios de um mundo em constante mudança.
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