o ENSINO E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DA MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA UNIVERSIDADE PÚBLICA
Palavras-chave:
Ensino; Matemática; Monitoria.Resumo
O projeto de monitoria intitulado “O ensino e a aprendizagem significativa da matemática no contexto da Universidade Pública” tem como objetivo geral proporcionar melhores condições de aprendizagem aos estudantes de graduação, além de oferecer aos monitores uma experiência enriquecedora na docência e maior envolvimento com a prática científica. Dessa forma, busca-se contribuir significativamente para a melhoria da qualidade do ensino nos cursos de graduação da UFFS.
Focado em facilitar o aprendizado em Matemática e áreas correlatas, como Física e Química, o projeto de monitoria é uma resposta à alta taxa de reprovações e evasão nessas disciplinas, fundamentais para diversos cursos. O monitor desempenha um papel essencial ao oferecer apoio acadêmico direcionado, seja individualmente ou em grupo, ajudando os estudantes a desenvolver as habilidades necessárias para resolver problemas matemáticos.
Além de melhorar a qualidade do ensino e reduzir a retenção de alunos, o projeto oferece aos monitores a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos e habilidades pedagógicas. Ele envolve a criação e solução de exercícios e situações-problema, especialmente voltados para os cursos de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo, com ênfase em Matemática e disciplinas relacionadas.
O projeto também visa atender às diversas condições sociais e culturais dos estudantes, promovendo um ambiente de aprendizado inclusivo e igualitário. Diante das dificuldades acadêmicas em Matemática e da formação deficiente na Educação Básica, especialmente agravadas pela pandemia, este projeto é crucial para o desenvolvimento acadêmico e cultural dos alunos e para a eficácia do ensino.
A UFFS, situada em uma região de baixo IDH e marcada por vulnerabilidades sociais, alinha este projeto com suas diretrizes institucionais de democratização, integração e transformação social. Assim, o projeto não só aprimora o ensino e a aprendizagem, mas também fortalece o compromisso social e a formação integral dos estudantes, preparando-os para serem líderes e agentes de mudança em suas comunidades.
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Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.