LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL: NOVA VIDA COM REMIÇÃO

Autores

  • Luciana Scopel UFFS
  • Regis Clemente da Costa
  • Maria Eloa Gehlen
  • Leidiani da Silva Reis
  • Fabio luiza Zeneratti

Palavras-chave:

leitura e resenha; reeducandos e reeducandas; remição penal; ressocialização.

Resumo

Este resumo tem como objetivo apresentar o projeto de extensão homônimo, institucionalizado por meio do número EXT-2024-0015, que visa oferecer aos detentos, na qualidade de reeducandos e reeducandas da Delegacia de Polícia Civil Laranjeiras do Sul/PR, um novo aprendizado e um novo olhar sobre o mundo através da leitura, visando desta forma a ressocialização, a remição penal e a ampliação de conhecimentos. A realização de um projeto que visa o incentivo à leitura traz consigo uma gama de benefícios, pois estimula a visão crítica por meio da produção de resenhas, do hábito de leitura, da ampliação de conhecimento, do acesso à cultura e à educação e a oportunidade da remição da pena, entre outros. Ao trabalhar com sujeitos privados de liberdade, devemos considerar que o ser humano é um ser que está em constante mudança e transformação, possibilitando ações que visem a ressocialização tenha um reflexo positivo, na vida dos reeducandos e reeducandas, assim como diante da sociedade, sendo que essa também pode ser parte atuante nesse processo, podendo oferecer meios para que a efetiva mudança ocorra. A educação, pensada de maneira ampla (familiar, escolar), interfere diretamente na maneira como os bens culturais são adquiridos, definidos e hierarquizados socialmente, e maneira como as práticas de produção e consumo desses bens são realizadas. Essa reflexão é levada em conta no desenvolvimento do projeto, já que ao compreender a importância da ressocialização e da remição penal dos reeducandos e reeducandas, percebe a necessidade da realização de ações que contribuam para a diminuição da desigualdade de acesso e apropriação dos bens culturais.Ler o mundo, está para além de conhecer as normas linguísticas, alfabetizar-se. Ler o mundo tem a ver com a capacidade de fazer conexões entre o que está escrito, o modo como foi escrito, o contexto em que foi escrito e o sentido do que foi escrito. A grande desigualdade de acesso e apropriação de bens culturais dificulta a realização da prática de ler o mundo. Ler e escrever são práticas que se complementam, portanto, na busca da realização de uma “leitura de mundo” que conecte sentidos, contextos e formas de comunicar. O projeto de remição pela leitura e produção textual de resenha, busca colaborar para a ressocialização e remição penal dos reeducandos, por meio do acesso à leitura, combatendo, desta forma, a ociosidade dentro do sistema prisional, contribuindo ainda na manutenção do equilíbrio emocional e psicossocial. Nesse sentido, o projeto é direcionado para um cenário mais amplo do que simplesmente decodificar textos.

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Publicado

10-09-2024

Edição

Seção

Linguística, Letras e Artes - Extensão & Cultura - Campus Laranjeiras do Sul