A EDUCAÇÃO SUPERIOR E OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: INTEGRAÇÃO CURRICULAR E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PARA A SUSTENTABILIDADE
Palavras-chave:
ODS, ONU, Desenvolvimento Sustentável, Ensino Superior, Educação Integral, CidadaniaResumo
Este trabalho examina a incorporação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no currículo do ensino superior, enfatizando o desenvolvimento de competências fundamentais para promover esses objetivos globais. A abordagem de Silva (2011) propõe uma formação básica robusta e interdisciplinar, com foco em habilidades como pensamento crítico, análise de dados, comunicação eficiente e proficiência em tecnologias da informação. A pesquisa adota uma metodologia qualitativa, baseada em revisão bibliográfica de publicações acadêmicas e relatórios de organizações internacionais. Autores como Meadows (2008) e Senge (2006) sublinham a importância dessas competências no contexto dos ODS, enquanto Hopkins (2015) explora a educação voltada ao desenvolvimento sustentável, e Sterling (2011) discute a necessidade de uma aprendizagem sistêmica nas instituições de ensino superior. A análise de práticas em universidades que já incorporaram os ODS em seus currículos (UNESCO, 2017) revela que estratégias pedagógicas inovadoras, como o ensino baseado em projetos, são eficazes para preparar os estudantes a enfrentarem desafios globais e promoverem a sustentabilidade. A pesquisa conclui que o papel do ensino superior é central na formação de cidadãos conscientes globalmente e de profissionais preparados para promover um futuro mais sustentável e equitativo, conforme defendido por Brundtland (1987) e Gibson (2006). Portanto, as universidades têm uma responsabilidade social crucial ao investir na educação orientada pelos ODS, preparando líderes para atuar em um mundo mais sustentável.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.