USO DO SITE SKETCH.METADEMOLAB COMO OBJETO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO
Palavras-chave:
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; Ferramentas Tecnológicas; Desenho.Resumo
O presente resumo explora o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação
(TDIC) no ensino no intuito de estimular a criatividade e o desenvolvimento cognitivo de
crianças, especialmente na Educação Infantil, por meio da animação digital de desenhos
possibilitada pela plataforma Sketch.MetaDemoLab. Essa exploração ocorreu por meio de
uma pesquisa bibliográfica no âmbito da disciplina de Tecnologias da Informação em
Educação, do mestrado profissional em Educação, PPGPE, da Universidade Federal da
Fronteira Sul. A plataforma em questão, se destaca como um recurso que combina
tecnologia e criatividade, permitindo que desenhos feitos por crianças ganhem vida por
meio da animação. Isso não apenas incentiva a imaginação, mas também promove o
desenvolvimento de noções e habilidades como lateralidade e esquema corporal. Nesse
sentido, as TDIC podem auxiliar no processo de aprendizagem quando usadas de maneira
crítica e responsável. Tecnologias digitais, como computadores e softwares educativos,
são essenciais para a modernização do ensino, ajudando a visualizar conceitos e realizar
tarefas de forma mais interativa, o que pode enriquecer o processo de ensino e
aprendizagem. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) enfatiza a importância da
alfabetização digital e da integração das TDIC no currículo escolar. Nesse sentido, o
desenho manual como ferramenta chave para desenvolvimento da atividade expressiva na
Educação Infantil é fundamental para que as crianças expressem suas emoções,
pensamentos e imaginação. Em alinhamento com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação
e o Referencial Curricular Nacional, que destacam a importância das artes visuais para o
desenvolvimento cognitivo e afetivo das crianças, Vigotski (2018) ressalta que o desenho
permite à criança modificar e criar a partir de sua interpretação, o que é crucial para o
desenvolvimento da criatividade e do pensamento crítico. A aplicação prática do
Sketch.MetaDemoLab permite que desenhos manuais sejam animados digitalmente,
criando uma interação lúdica e educativa. O processo envolve criar um desenho,
digitalizá-lo e usar a plataforma para animá-lo, permitindo que as crianças vejam seus
desenhos ganharem vida. Isso torna os processos de ensino e de aprendizagem mais
divertidos e ajuda a desenvolver noções de lateralidade e esquema corporal. A proposta de
ação sugere que as crianças criem personagens e animações, explorando a tecnologia de
maneira criativa e educativa. Conclui-se que as TDIC, como o Sketch.MetaDemoLab,
oferecem oportunidades inovadoras para o ensino, permitindo uma abordagem interativa e
envolvente. O uso intencional dessas tecnologias pode transformar a aprendizagem,
promovendo o desenvolvimento de habilidades importantes de forma lúdica e eficaz. A
integração das TDIC no currículo escolar deve ser realizada de maneira planejada e crítica,
garantindo que todas as crianças tenham acesso igualitário às ferramentas tecnológicas. A
adoção das tecnologias digitais deve ser acompanhada por um compromisso com a
formação contínua dos educadores, assegurando que possam utilizar essas ferramentas de
forma efetiva e atualizada. A combinação de tecnologia e métodos tradicionais de ensino
pode proporcionar um ambiente de aprendizagem mais rico e significativo para os alunos.
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