CULTURA NO AMBIENTE UNIVERSITÁRIO:
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O ACESSO AO CINEMA E À PROMOÇÃO DE SAÚDE
Palavras-chave:
Cultura; Promoção de Saúde; Cinema.Resumo
A saúde é definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como “estado de completo bem-estar físico, mental e social”, conceito que foi adotado junto à criação do Sistema Único de Saúde (SUS) em território nacional. A partir deste novo significado, observou-se uma visão mais ampla do processo saúde-doença e a posterior criação da terminologia “promoção de saúde” como estratégia de enfrentamento às enfermidades. Sob o olhar ampliado do conceito em questão, destaca-se a importância da criação de espaços e atividades culturais com o intuito de promover a saúde mental, lazer e inclusão social, trazendo melhorias à qualidade de vida da população adepta a essas intervenções, sobretudo aos que utilizam de recursos cinematográficos como forma de promover a saúde. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo relatar as experiências frente ao cinema social no ambiente universitário. Trata-se então de um relato de experiência que descreve o projeto de cinema social realizado na Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó, promovido pelo Programa de Promoção à Saúde do Estudante Universitário (PPS), tendo como recorte temporal os meses de maio a novembro de 2023. Foi possível a realização de 6 exibições cinematográficas durante o ano de 2023, na qual foram exibidos filmes nacionais e internacionais de diversos gêneros como mistério, crime, comédia, aventura, drama, musical, romance, ação e ficção científica, tendo cada exibição carga horária média de 2 horas. Das 6 sessões realizadas, participaram 235 estudantes da referida instituição, conforme formulário eletrônico de inscritos. A escolha das obras foi realizada por consulta pública através de uma rede social pertencente ao programa. Observando a presença dos acadêmicos neste espaço durante as sessões, identifica-se que, a maioria, comparecia em grupos, fortalecendo assim os seus vínculos com colegas universitários e, ao mesmo tempo, com a própria instituição. Desta forma, a proposta de democratizar o cinema no ambiente universitário para promover a saúde dos estudantes, evidencia uma ferramenta importante para se trabalhar a saúde mental desse público e consequentemente trazer melhora na qualidade de vida durante sua vida acadêmica . Além disso, a cinematografia possui um papel imprescindível na aproximação dos estudantes com realidades sociais distintas e na propagação de diferentes ideais e culturas. Portanto, ressalta-se também a importância desta ação na evolução psíquica dos acadêmicos, desenvolvendo a forma de pensar e aprimorando o raciocínio crítico e social do meio à sua volta.
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