CARACTERIZAÇÃO MOLECULAR POR RT-QPCR DE ARBOVIROSES DIAGNOSTICADAS NA POPULAÇÃO DE REALEZA – PR.

Autores

  • Lara Eduarda Agnes Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Felipe Beijamini
  • Izabel Soares
  • Alexandre Moura

Palavras-chave:

Arboviroses; dengue; Realeza - PR; caracterização molecular.

Resumo

A dengue é uma arbovirose (doença causada por um vírus que tem como vetor alguma espécie artrópode), uma doença febril, autolimitada, sistêmica e dinâmica, que pode até levar à morte. Atualmente, estamos vivendo uma epidemia de dengue em nosso pa

O projeto de extensão: Caracterização molecular por RT-qPCR de arboviroses diagnosticadas na população de Realeza – PR tem como principal objetivo o diagnóstico molecular com o propósito de obter um monitoramento das arboviroses presentes no município de Realeza - PR. O projeto conta com a colaboração com a Secretaria Municipal de Saúde de Realeza cuja função é de fornecer as amostras de plasma sanguíneo de indivíduos com diagnóstico para dengue, zika ou chikungunya. A caracterização molecular se dá pelo método de reação de polimerases em cadeia em tempo real com transcriptase reversa (RT-qPCR), após extração de ácidos nucléicos em processo automatizado utilizando beads magnéticas. Para a caracterização molecular utilizamos o kit de primers e sondas produzidos pelo IBMP que permite a identificação de RNA viral para 6 tipos distintos de arbovírus: DENV-1, DENV-2, DENV-3, DENV-4, ZIKV, CHIKV. 

Até o momento foram processadas 191 amostras, sendo 85 de DENV-1 e 2 de DENV-2. Não foi identificado material genético viral para nenhum dos demais arbovírus pesquisados. Além disso, nota-se que a circulação do DENV-2 teve início a partir do dia 22/05/2024. É importante ressaltar que ainda não foi identificada pelo laboratório a circulação de DENV-3, embora sua circulação foi indicada nos boletins do município. Também destaca-se que desde o mês de Fevereiro foram processadas uma média de 24 amostras por semana, oferecendo ao município subsídios sobre o tipo viral circulante, de modo a permitir à secretaria de saúde tomada de decisões sobre o andamento da pandemia. Neste momento de baixa epidemiológica, os trabalhos do projeto estão concentrados e organização  dos Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) que descrevem os variados procedimentos realizados nos laboratórios; produção de um um boletim semestral das arboviroses presentes em Realeza, apresentando número de casos de forma cumulativa durante os meses de Janeiro e Julho de 2024, como também o número de casos notificados, as tipificações de arboviroses encontradas na população realezense e o número de óbitos. Visando a atual situação epidemiológica, é de suma importância os cuidados  básicos para com a dengue, como o cuidado com a água parada e a aplicação de repelente.

Downloads

Publicado

12-10-2024

Edição

Seção

Ciências Biológicas - Ensino - Campus Realeza