IMPACTOS DA MONITORIA EM CIÊNCIAS MORFOFUNCIONAIS E DESAFIOS NA PARTICIPAÇÃO DOS DISCENTES

Autores

  • Sarah Carolina Brandão de Souza Neto UFFS
  • Nicoli Caroline Ficanha
  • Denise Maria Souza de Mello

Palavras-chave:

Aprendizagem ativa; Ensino; Comprometimento.

Resumo

  1. A monitoria em Ciências Morfofuncionais: Histologia e Embriologia Veterinária foi ofertada entre os meses de agosto de 2023 e agosto de 2024 na Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Realeza, predominantemente no laboratório de microscopia da mesma instituição, aos discentes do curso de Medicina Veterinária da 3ª fase. O projeto teve como objetivo ampliar o conhecimento dos componentes curriculares (CCRs) mencionados além do ambiente de sala de aula, por meio da interação entre os discentes durante as aulas práticas e em atendimentos agendados. Além disso, o projeto buscou estimular o envolvimento dos monitores com a prática docente de forma semanal, visto que os atendimentos foram previamente agendados junto aos monitores. Todavia, a oferta de auxílio online para resolução de dúvidas também foi realizada através de aplicativos de mensagem para os alunos que tiveram dificuldades de comparecer nos horários disponibilizados. Durante o projeto, foram propostas duas atividades remotas visando oferecer uma alternativa de aprendizado aos alunos e prepará-los para as avaliações. Essas atividades consistiram em dois questionários online, baseados nos conteúdos abordados nas aulas teóricas e nas imagens histológicas analisadas nos encontros práticos. Destacou-se continuamente a importância da leitura da bibliografia básica como complemento às aulas teóricas e práticas. Embora não tenha sido feito o registro de frequência durante os atendimentos presenciais, observou-se uma baixa procura pelo serviço de monitoria, exceto no período anterior às avaliações. Com base nesse dado, nas devolutivas dos alunos via aplicativos de mensagens e na adesão às atividades online, conclui-se que a monitoria nos CCRs de Histologia e Embriologia Veterinária é uma ferramenta de apoio eficaz tanto para discentes quanto para docentes, visto que contribui para a pesquisa, extensão e ensino na universidade, ao mesmo tempo que evidencia o desafio de incentivar uma maior participação dos alunos fora do período que antecede as provas e avaliações.

Downloads

Publicado

13-10-2024

Edição

Seção

Ciências Agrárias - Ensino - Campus Realeza