IMPORTÂNCIA DA MONITORIA NA ÁREA DE SEMIOLOGIA E CLÍNICA DE ANIMAIS DE COMPANHIA.

Autores

  • Sarah Carolina Brandão de Souza Neto UFFS
  • Mariana Valentini Casagrande
  • Jaqueline Yamane
  • Tatiana Champion

Palavras-chave:

Ensino; Pequenos animais; Medicina Veterinária; Exame Físico.

Resumo

A monitoria de Clínica de Animais de Companhia e Semiologia Veterinária, disciplinas do
Curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS),
Realeza-PR, é uma ação institucional que proporciona aos acadêmicos a possibilidade de
obter auxílio de colegas discentes que já concluíram um determinado componente
curricular e obtiveram bom rendimento no mesmo. O objeto da iniciativa é aproximar a
tríade aluno-monitor-docente, diminuindo ruídos de comunicação, acarretando em uma
melhora na qualidade do aprendizado e aproveitamento acadêmico. Os monitores
participam ativamente do planejamento do componente curricular, sanam dúvidas,
sugerem material de apoio de cunho científico, além de estimularem a autonomia,
comunicação, responsabilidade e aprofundamento técnico e teórico por parte dos
acadêmicos. O programa de monitorias estimula o contato com a pesquisa e extensão
universitária, além de servir como um contato com a docência, o que permite a
possibilidade de desenvolvimento de apreço pela atividade e incentivo a uma possível
carreira na área. Além disso, ainda do ponto de vista dos monitores, a atividade
proporciona aprofundamento teórico e prático dos conteúdos, aprimorando conhecimentos
e habilidades pertinentes para o ambiente acadêmico. As atividades são desenvolvidas
semanalmente através da disponibilização de horários de atendimento individualizado e
acompanhamento das aulas práticas realizadas na Superintendência Unidade Hospitalar
Veterinária Universitária (SUHVU), nas quais presta-se auxílio aos discentes em relação à
abordagem semiológica e médica, tanto na compreensão de termos técnicos, contenção,
exame físico, comportamento animal, quanto na correta abordagem frente aos tutores de
cães e gatos, sendo esses componentes de aprendizagem essenciais para uma boa
condução diagnóstica na Medicina Veterinária. Ainda, a atividade de monitoria atua no
contexto da Saúde Única, pois os monitores orientam os alunos a respeito do potencial
zoonótico de doenças e adequada utilização de equipamentos de proteção individual
(EPIs) durante os atendimentos. Diante do exposto, conclui-se que o programa de
monitorias é relevante no que diz respeito ao incentivo à troca de informações e
conhecimentos entre os discentes, alunos monitores e docente orientador, além de
contribuir para o tripé Ensino, Pesquisa e Extensão.

Downloads

Publicado

13-10-2024

Edição

Seção

Ciências Agrárias - Ensino - Campus Realeza