QUALIDADES NUTRACÊUTICAS DE PÊSSEGOS CV. RUBIMEL, SUBMETIDOS A SETE DIFERENTES SISTEMAS DE CONDUÇÃO DAS PLANTAS, NO NORTE DO RIO GRANDE.
Palavras-chave:
Prunus sp; Triplo Líder; Produtividade.Resumo
Com objetivo de avaliar a importância dos sistemas de condução de pessegueiros na presença de componentes nutracêuticos nos pêssegos, frutos foram colhidos de sete diferentes sistemas de condução. O trabalho foi realizado no primeiro ano de produção do pomar da CESURG, Sarandi-RS, sendo as análises realizadas no Laboratório de Fruticultura e Pós-Colheita da UFFS, Chapecó. O experimento foi realizado com pêssegos da cultivar Rubimel enxertados sobre o porta-enxerto 'Capdeboscq', frutos de dupla finalidade. Durante o experimento a campo, as plantas foram submetidas a sete diferentes condução de plantas, ‘Vaso Aberto’ (espaçamento de 5 x 3,5 m); ‘Y’ (5 x 1,5 m); ‘Líder Central’ (5 x 8,0 m); ‘Duplo Líder’ (5 x 1,2 m); ‘Triplo Líder’ (5 x 1,4 m); ‘Quádruplo Líder’ (5 x 1,6 m); e ‘Guyot’ (5 x 2,0 m). Os pêssegos foram colhidos no ponto de maturação ideal para o consumo. As variáveis avaliadas foram: Produtividade, obtida pela multiplicação da produção de cada planta pela população de plantas em hectare (kg.ha-1). Compostos fenólicos (CF), avaliados através do método Folin Ciocalteau (mg GAE 100g-1 MF); Vitamina C, foi quantificado utilizando o reagente Tillmans (mg.100mL-1 de suco). Para produtividade teve diferença significativa nos tratamentos, sendo a condução Triplo Lider com a maior produção, com uma média de 925,31 kg por hectare, sendo Vaso Aberto e Guyot os menores resultados produtivos, não deferindo estatisticamente um do outro. Quanto as analises dos parâmetros Nutracêuticos; Compostos fenólicos, as conduções do sistema bidimensionais, como Duplo Líder, Triplo Líder e Quádruplo Líder, se destacam ao apresentar maior concentração, com uma média 222,8411 (mg GAE 100g-1 MF), os demais tratamentos não se diferiram estatisticamente entre si. Para Vitamina C não houve diferença entre os tratamentos bidimensionais e de conduções tipo copa. Quando comparado os tratamentos revela que nos sistemas de condução em três dimensões apresenta melhores resultados, mostrando que a arquitetura da planta pode influenciar nas características nutricionais do fruto.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.