ANÁLISE DAS MÚLTIPLAS SEMIOSES E ADAPTAÇÕES DA PEÇA "MI CASA ES LA ESCRITURA" EM DIFERENTES CONTEXTOS PERFORMATIVOS
Palavras-chave:
Perri Rossi; Teatro; Mi Casa Es La Escritura; Performance.Resumo
Mi Casa Es La Escritura é uma peça de teatro desenvolvida no Projeto de Cultural - Grupo de Teatro La Broma, composto por dez integrantes, dirigido e coordenado pela Professora Doutora Ana Carolina Teixeira Pinto. A performance foi inspirada nos poemas de Cristina Peri Rossi, nascida em Montevidéu, Uruguai, em 1941, uma das mais influentes escritoras contemporâneas da América Latina, o qual, no ano de 2021, ganhou o prêmio Miguel de Cervantes, que é considerado o mais prestigiado da literatura em língua espanhola. Peri Rossi, conhecida por sua escrita lírica e introspectiva, explora temas de identidade, exílio e sexualidade, suas obras são marcadas por uma profundidade emocional e uma subversão das normas sociais, frequentemente abordando questões de gênero e orientação sexual. Seu trabalho desafia as convenções literárias tradicionais, integrando elementos de realismo mágico, ficção científica e poesia erótica. Como uma exilada política, ela também aborda o tema do exílio com uma autenticidade visceral, refletindo sua própria experiência de ter deixado o Uruguai durante a ditadura militar dos anos 70. A peça procura traduzir essas complexidades poéticas em uma performance teatral dinâmica, proporcionando ao público uma experiência sensorial e reflexiva, foi concebida com a intenção de ser adaptável, permitindo que cada apresentação fosse moldada para atender às expectativas e necessidades do público específico. Essa flexibilidade é uma homenagem à própria natureza da poesia de Peri Rossi, que é multifacetada e resiste a interpretações rígidas. Mi Casa Es La Escritura se apresenta, portanto, como um espetáculo vivo e em constante transformação. Todas as performances foram realizadas na língua espanhola, o que manteve a integridade original das obras de Peri Rossi com o objetivo analisar as múltiplas semioses e adaptações realizadas na peça Mi Casa Es La Escritura a partir da performance como linguagem, a fim de evocar uma imersão completa do público na linguagem e nas nuances culturais dos poemas, em específico estudar a importância da extensão no contexto educacional; analisar e refletir a composição e interfaces dos poemas de Cristina Perri Rossi e examinar as alterações
realizadas nas apresentações nos diferentes contextos, no qual foi vinculado a performance. As apresentações realizadas na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) em Foz do Iguaçu, na Universidade Federal da Fronteira Sul durante a Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPE), no Seminário das Licenciaturas (SELICEN) e Letras sin Fronteras em Buenos Aires, foram cuidadosamente adaptadas para atender às especificidades dos diferentes públicos, que incluíam desde estudantes universitários e professores até alunos do ensino médio e pesquisadores acadêmicos. Em todas elas, a performance destacou as questões sexuais e identitárias exploradas nos poemas de Peri Rossi, ao mesmo tempo em que promoveu uma crítica às lutas feministas atuais, buscando sempre ressoar com o público presente. A abordagem variou desde uma interpretação profunda e expressiva, até uma metodologia mais educativa e engajadora, utilizando recursos visuais e discussões pós-performance, onde os espectadores podiam interagir com os atores e a diretora para explorar os temas abordados na peça, garantindo assim uma compreensão mais ampla e reflexiva em cada contexto.
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Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.