DESAFIOS NA IMPLANTAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DA ENFERMAGEM

revisão de literatura

Autores

  • Dayane Carla Borille UFFS
  • Graciela Soares Fônseca

Palavras-chave:

metodologias ativas; ensino; enfermagem; desafios.

Resumo

Os cursos de graduação da área da saúde e de Enfermagem cada vez mais vem aplicando e aprimorando o uso das estratégias de metodoloigas ativas em busca de formar profissionais capazes de responder às demandas e necessidades de saúde da população, ao mesmo tempo  promover a autonomia ao estudante, o reconheimento de suas potencialidade e a busca para superar suas fragilidades.  O estudante torna-se o centro do processo educativo, que conduzido pelo professor é estimulado a participar e refletir sobre a prática profissional, aprimorar seu conhecimento, habilidades e atitudes. Nesse contexto, a atuação do professor,  a organização dos currículos,  a disponibilidade de recursos físicos são importantes para que a aprendizagem aconteça.  O objetivo deste trabalho foi identficar na literatura os desafios que os enfermeiros docentes enfrentam para implementar as estratégias de metodologias ativas no ensino de graduação em Enfermagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de revisão de literatura. A busca bibliográfica foi ralizada em agosto de 2024, e utilizados os descritores MeSH e operadores boleanos (((student-centered learning strategies) OR (Student-centered learning)) AND (Curriculum)) AND (nursing education) para pesquisa na base de dados Pubmed. Foram incluídos artigos de livre acesso, completos, publicados nos idiomas inglês, português ou espanhol, nos últimos 5 anos, o que resultou em 21 artigos. Após intensa leitura foram excluídos três estudos por não se enquadrarem ao objetivo deste estudo, resultando em 19 artigos que foram lidos sistematicamente. Apontaram que, para se tornarem facilitadores, os professores precisam de tempo para se adaptar e aprender as novas estratégias de metodologias ativas  a fim de  aplicá-las de forma eficaz. Como desafios, a preparação de materiais necessários antes das aulas; a seleção e elaboração de estudos de caso que estejam estreitamente alinhados com situações do mundo real; a criação de materiais pré-aula que se alinhem aos objetivos do curso e apoiem o aprendizado e ainda a necessidade de responder às perguntas dos estudantes após o horário demandam aumento significativo na carga de trabalho.  Os professores sugeriram a criação de cargos de ensino especializados como a nomeação de uma secretária de ensino para auxiliar nas tarefas administrativas. Outro desafio apontado é garantir que os estudantes estejam motivados e satisfeitos com o processo de aprendizagem, por isso os professores precisam compreender que existem diferentes velocidades e estilos de aprendizado em uma sala de aula e, estar atentos ao modo como os estudantes apreendem. Outro aspecto apontado nos artigos foi relacionado ao feedback das aulas, que precisa ser imediato e por isso os professores devem ser hábeis em facilitar esse feedback para melhorar o aprendizado e o engajamento dos alunos. Ainda, há possibilidade de enfrentar desafios para a implementação das estratégias de metodologias ativas se suas instituições não tiverem a infraestrutura necessária para apoiar o processo de ensino-aprendizagem.

 

Palavras-chave: metodologias ativas; ensino; enfermagem; desafios.

Downloads

Publicado

24-09-2024

Edição

Seção

Ciências da Saúde - Ensino - Campus Chapecó