MULHERES QUE CIENTIFICAM

INOVAÇÃO E CONHECIMENTO EM MOVIMENTO

Autores

  • Janaina Padilha Alves de Moura Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus Erechim
  • Marli Klumb Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, Campus Erechim
  • Thais Regina Port Escola de Educação Básica Walter Fontana
  • Gabriela Lazaroto Escola de Educação Básica Walter Fontana
  • Leandro Carlos Ody Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, Campus Erechim

Palavras-chave:

Empoderamento feminino, TDCI, Educação inclusiva, Ensino de Ciências, Mentoria

Resumo

O projeto “Mulheres que Cientificam: Inovação e Conhecimento em Movimento” tem como principal objetivo fortalecer o empoderamento feminino nas ciências e estimular alunas do Ensino Médio a explorar e seguir carreiras científicas. Para atingir esse objetivo, foram adotadas metodologias qualitativas, incluindo a aplicação de questionários destinados a avaliar o nível de conhecimento e o interesse das alunas em ciências, bem como a integração de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) nas práticas educativas. Os dados obtidos demonstraram um crescimento significativo no interesse das alunas por áreas científicas como Biologia e Tecnologia, porém também revelaram a necessidade urgente de aumentar a visibilidade de figuras femininas na ciência e de implementar práticas pedagógicas mais envolventes. A fim de abordar essas necessidades, o projeto criou um site dedicado à divulgação de recursos educativos, que inclui sugestões de filmes e livros que abordam o feminismo nas ciências e destacam a contribuição de mulheres notáveis em diversos campos científicos. Além disso, foi implementado um programa de mentoria que conecta educadoras com alunas, permitindo a troca de experiências e a orientação sobre carreiras científicas. A pesquisa evidenciou que o uso de TDIC e a realização de atividades práticas foram particularmente eficazes em promover um interesse mais profundo nas disciplinas científicas e em melhorar a compreensão dos conceitos abordados. As alunas manifestaram uma forte preferência por aulas práticas e por modalidades de ensino híbridas, que combinam o ensino presencial com o online, o que confirma a eficácia de uma abordagem educativa dinâmica e interativa. O projeto também contribuiu para a construção de um ambiente educacional mais inclusivo e estimulante, fornecendo às alunas o suporte necessário para que possam considerar e seguir carreiras científicas com maior confiança. Além de demonstrar a importância das práticas pedagógicas inovadoras, o projeto sublinha a necessidade de um maior equilíbrio de gênero no campo da ciência, destacando como a inclusão de TDIC e a promoção de atividades práticas podem transformar a experiência educacional e fomentar uma maior participação feminina nas ciências. A criação do site e o desenvolvimento do programa de mentoria são evidências claras de como estratégias bem planejadas podem apoiar as alunas em sua jornada científica, preparando-as melhor para futuros desafios e oportunidades no campo das ciências. Assim, o projeto não só reforça o interesse das alunas por áreas científicas, como também promove uma abordagem mais inclusiva e equitativa na educação científica.

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Publicado

28-09-2024

Edição

Seção

Ciências Biológicas - Ensino - Campus Erechim