SUCESSÃO NA GESTÃO EM EMPRESAS FAMILIARES EM UM MUNICÍPIO DO OESTE CATARINENSE
Palavras-chave:
Negócios familiares; Gestão de pequenas empresas; Sucessão geracional.Resumo
O processo sucessório é um tema central nos estudos sobre empresa familiar devido a sua relevante contribuição para a continuidade das organizações familiares, em especial por estar relacionado com atributos individuais e familiares. Este trabalho se propõe a analisar as práticas, possibilidades e limitações da ocorrência da sucessão geracional em micro e pequenas empresas familiares no município de Águas de Chapecó-SC. A justificativa deste
estudo concentra-se na importância socioeconômica das empresas familiares de micro e pequeno porte no município de Águas de Chapecó-SC, nas especificidades da gestão da pequena empresa familiar, as quais determinam o ciclo de vida organizacional e o seu estágio no processo de sucessão geracional e na qualidade das pesquisas recentes relacionadas ao tema, que são frágeis, com ausência de um corpo teórico maduro e
convergente, confirmada pela diversidade de conceituações existentes. A metodologia utilizada foi estudo de múltiplos casos, sendo a coleta de dados feita por meio de entrevistas semiestruturadas com um(a) sócio(a) administrador(a) de cada uma das quatro empresas selecionadas. Os resultados mostram que as empresas familiares realizam práticas como inclusão do(a) herdeiro(a) selecionado(a) para ser sucessor(a) no processo de gestão da
propriedade, conferindo-lhe apoio e orientação também durante o processo de transição. No período de preparação do(a) herdeiro(a), o(a) sucedido(a) acompanha e orienta o desenvolvimento de habilidades e competências do(a) sucessor(a), para que ele(a) sinta segurança nas decisões e sinta-se preparado(a) para assumir o encargo. No entanto, tais práticas não são formalizadas pelo sucedido, nem pela família empresária, em um plano de
sucessão. Infere-se que a sucessão geracional é um evento na pequena empresa familiar, que determina sua continuidade, permitindo que os valores e a cultura da empresa sejam preservados e transmitidos para as futuras gerações.
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