Bullying e suas implicações no contexto das escolas do sudoeste do Paraná
Palavras-chave:
Bullying ;, violência;, escola ; prevençãoResumo
Este trabalho consiste em um relato de experiência sobre um projeto de extensão chamado “Bullying e suas implicações no contexto das escolas do sudoeste do Paraná”. Desenvolvido por alunos da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), o projeto vem a cada ano tendo novas práticas nas escolas, o seu principal objetivo é fornecer à comunidade escolar conhecimentos e possíveis estratégias de ação que auxiliem na prevenção e combate à violência no ambiente escolar. Bullying se traduz em práticas de violência física, verbal ou psíquica que ocorrem de forma repetitiva por longos períodos de tempo. Em muitas situações, o fato é visto como algo menor, no máximo uma brincadeira de crianças e adolescentes, porém estudos revelam que se trata de algo extremamente prejudicial ao desenvolvimento da pessoa e traz muito sofrimento às vítimas. Hoje, especialmente com a expansão das redes sociais, tem surgido uma nova modalidade de bullying. Trata-se do cyberbullying e possui efeitos tão ou mais desastrosos que a prática mais tradicional de bullying. A iniciativa do projeto surge da necessidade de abordar essas questões de maneira mais profunda e contínua, ressaltando a importância da formação continuada dos professores, para que eles possam identificar, entender e agir de forma eficaz contra o bullying. A formação continuada dos professores é vista como uma ferramenta essencial para que estejam preparados para lidar com a temática, assim como estar em contato com abordagens e métodos para prevenir e combater a violência nas escolas. As ações do projeto incluem encontros realizados em algumas escolas da região, onde foram promovidas palestras, discussões, dinâmicas e interações sobre bullying e violência escolar. Esses eventos contaram com a participação de profissionais qualificados, como psicólogos e assistentes sociais, que possuem vasta experiência na área e trouxeram contribuições importantes para o debate. Além dos encontros presenciais, foi realizada uma live no YouTube, também com a participação de especialistas da psicologia e do direito, ampliando o alcance das discussões para além do espaço físico das escolas. A metodologia do projeto baseia-se na realização de pesquisas recentes sobre o tema, buscando compreender como as escolas têm lidado com essas questões e de que maneira esse tema tem sido abordado na formação dos professores. Essas pesquisas fornecem a base teórica para as ações do projeto, garantindo que as intervenções realizadas sejam fundamentadas em dados atualizados e em práticas recomendadas. Entre os resultados já alcançados pelo projeto, destacam-se as ações presenciais e virtuais que promovem maior conscientização sobre o bullying e seus impactos no processo de aprendizagem. A partir das ações realizadas até o momento, é possível afirmar que o projeto tem cumprido seu papel de informar e conscientizar tanto os professores quanto os alunos sobre a gravidade do problema da violência nos espaços escolares, além de juntamente com as escolas pensar em práticas para combater esses problemas de forma continuada.
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