REVITALIZAÇÃO DE HORTA ESCOLAR E PANIFICAÇÃO COMO INSTRUMENTOS DE ENSINO EM LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I
Palavras-chave:
Educação prática, Hortaliças, Interdisciplinaridade, Desenvolvimento infantil, Alimentação saudávelResumo
A revitalização de hortas escolares pode ser uma ferramenta poderosa para integrar práticas pedagógicas em disciplinas como Língua Portuguesa e Matemática, com um foco especial na panificação utilizando cultivares da horta. A combinação de uso de hortaliças em receitas de pão oferecem inúmeras oportunidades para a aplicação prática de conceitos matemáticos, como pesos, medidas, proporções e cálculos de quantidade, além de incentivar o exercício da escrita através do registro sequencial e lógico das receitas. Por essa razão, a proposta da atividade foi revitalizar uma horta escolar aproveitando-a como um recurso didático para conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática, aplicando conhecimentos de forma prática e contextualizada no cotidiano dos alunos. A ação foi desenvolvida com estudantes do quarto ano do Ensino Fundamental I na Escola Municipal Água Verde em Laranjeiras do Sul (PR), no segundo semestre de 2023. Num primeiro estágio foi estabelecido o processo de revitalização e readequação dos canteiros (limpeza e estruturação de formas e medidas) a partir de uma horta pré-existente. As espécies olerícolas foram selecionadas de acordo com o solo da região e clima, sendo constituídas por mudas de verduras e legumes diversificados (diferentes cores, formas, texturas e cheiros). Após a emergência das hortaliças os estudantes fizeram uma visita ao recinto da horta, onde houve a explanação e problematização sobre o conceito de produção de hortaliças (espécies cultivadas, medidas dos canteiros, espaçamento entre plantas, período de cultivo e porte das plantas) e sobre alimentação saudável (alimentação natural versus alimentação industrializada e os perigos da alimentação inadequada). Num segundo estágio, abordou-se sobre a possibilidade do uso de olerícolas para panificação sendo escolhidos a beterraba e o espinafre devido a versatilidade para a produção de massas. A estratégia nesse caso foi coletar as hortaliças e partir da leitura e interpretação das receitas, executar as ações de um texto instrucional para pesos, medidas, proporções, ingredientes, rendimento, cálculos de tempo e temperatura para processamento e tranformação da massa em pão. Após a obtenção dos pães foi realizado um teste de degustação simples, no qual os estudantes puderam comparar a textura, sabor e odor dos panificados. As observações permitiram evidenciar que o exercício não só aprimorou a habilidade de escrita através de anotações, mas também desenvolveu a capacidade de observação e a expressão de ideias de forma lógica, organizada e coerente, além de conectar o aprendizado com a alimentação saudável. O reconhecimento espacial da horta promoveu a compreensão prática de conceitos geométricos e de área e a panificação, contribuiu para o desenvolvimento de habilidades em estimativas, escalas, proporções, frações, unidades de medida, medidas de tempo e temperatura. A prática demonstrou o quanto é possível se abstrair de estratégias de ensino através da cultura das hortas escolares aplicando conceitos de forma funcional, desenvolvendo autonomia para resolver problemas práticos, como ajustar ou gerenciar recursos, habilidades que são valiosas em diversas situações da vida adulta.
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