O GÊNERO MEME: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE DISCURSIVA NO ÂMBITO DAS TECNOLOGIAS SOCIAIS DIGITAIS.

Autores

  • Jocieli Aparecida de Oliveira Pardinho Uem/Maringá
  • Jamily Martins Lopes
  • Márcia Adriana Dias Kraemer
  • Pamela Tais Clein Capelin

Palavras-chave:

Tecnologias Sociais Digitais; Linguagem como Interação; Multiletramentos; Multissemioses; Análise Discursiva de Memes.

Resumo

Os memes são gêneros discursivos que se destacam na contemporaneidade, especialmente por favorecerem a interação no campo digital, logo, podem ser considerados ferramentas potenciais de comunicação, tendo em vista o acesso rápido, serem atrativos, multissemióticos e multimodais, dentre outros fatores que impactam positivamente um enunciado. Esses textos combinam elementos que frequentemente utilizam-se do humor, ironia e sátira para abordar diversos aspectos da sociedade, como conteúdos políticos e culturais. Além disso, podem ser produzidos e disseminados de maneira colaborativa pelos usuários, tornando-se uma ferramenta poderosa para a expressão e para a crítica social. Desse modo, neste estudo, realiza-se uma análise reflexiva crítica delimitada no gênero discursivo meme, explorando especificamente as relações dialógicas estabelecidas entre dois enunciados, em ordem cornológica-temporal, um deles publicado no IFunny Brasil (2022) e outro, na página do Instagram da Prefeitura de Cascavel, Paraná, Brasil (2023). A pesquisa questiona em que medida é possível identificar, por meio da análise discursiva, as relações dialógicas entre esses dois memes como mediadores dos multiletramentos. Para abordar essa questão, o estudo se fundamenta na perspectiva dialógica da linguagem e nos pressupostos dos multiletramentos. Na pesquisa, adota-se uma abordagem qualitativo-interpretativa, ancorada na Linguística Aplicada, com fins explicativos. A justificativa para a investigação reside no potencial de análise discursiva que os memes oferecem para o desenvolvimento de habilidades de leitura, conhecimento linguístico-semiótico e compreensão multimodal. Como resultado, destaca-se que a combinação de elementos constitutivos e orgânicos nos memes exige o domínio de capacidades relativas à leitura de compreensão e de interpretação, para refletir criticamente sobre as mensagens que circulam nesses enunciados, considerando o contexto de produção, a negociação de sentidos, as relações de poder, entre outros aspectos. Ao se difundirem amplamente nas redes sociais, os memes se tornam potentes ferramentas de comunicação e de expressão cultural, no âmbito das tecnologias sociais digitais, permitindo a participação crítica, ativa e responsiva dos sujeitos na construção e na disseminação de conhecimentos. Assim, o meme, como texto-enunciado, possibilita uma reflexão sobre as diversas formas de linguagem presentes nos meios digitais, de natureza linguístico-semiótica, a fim de promover o desenvolvimento dos multiletramentos necessários para as práticas sociais contemporâneas.

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Publicado

14-10-2024

Edição

Seção

Ciências Humanas - Pesquisa - Campus Realeza